Segunda-feira de muito calor e tempo seco
Bloqueio atmosférico ganha intensidade

A previsão para esta segunda-feira (18/07) é da intensificação da massa de ar quente e seco que atua como um bloqueio na região. Este “bloqueio” impede a formação das nuvens carregadas, provoca uma elevação nas temperaturas e mantém o tempo extremamente seco na região.
Assim, esta combinação além de trazer um desconforto térmico, eleva o risco para focos de incêndio. As temperaturas máximas podem passar dos 37°C em Cuiabá e no extremo norte do Mato Grosso, assim como na grande região de Sonora, Mato Grosso do Sul.
Faz calor em praticamente todo o estado do Goiás, com exceção apenas do leste, onde as marcas podem ficar abaixo dos 30°C. Em relação às chuvas, apenas no extremo sul do Mato Grosso do Sul as chuvas serão observadas. Isso devido à influência de uma frente fria que atua na região.
Algumas projeções colocam chuvas de até 30 mm na região, mas na média dos dados, estes valores ficam entre 5 e 10 mm, mas que podem ser na forma de temporais.
E no que temos de projeção de médio prazo, o indicativo é de aumento na intensidade do bloqueio atmosférico, mantendo as tardes mais quentes e mais secas.
Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*