Segundo dia do Simpósio internacional da USP traz pesquisas inéditas sobre as frutas cítricas

Frutas cítricas

Segundo dia do Simpósio internacional da USP traz pesquisas inéditas sobre as frutas cítricas

Alta concentração de fibras do bagaço da laranja foi destacada, associada inclusive à maior saciedade
Por:
35 acessos

Nesta sexta-feira (23) aconteceu o segundo e último dia do I Simpósio Internacional de Compostos Bioativos de Citros e Benefícios à Saúde, promovido pelo Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center - FORC), da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

O primeiro bloco de apresentações falou sobre os benefícios da laranja e das frutas cítricas para a nutrição humana, adulta e infantil. A alta concentração de fibras do bagaço da laranja foi destacada, associada inclusive à maior saciedade.

A laranja é um alimento funcional, inclusive para as crianças, e seu consumo não está diretamente associado ao ganho de peso infantil, ao contrário do que muitos profissionais da saúde acreditam. Uma boa notícia é que o suco fresco mantém as propriedades nutricionais e funcionais da laranja – 180 ml de suco pode substituir uma porção de fruta.

Dentre os demais benefícios da laranja trazidos pelas pesquisas estão a potencialização da capacidade antioxidante do organismo, melhora das funções cardiovasculares e do funcionamento do cérebro e diminuição do risco de declínio cognitivo, que está ligado ao aparecimento de doenças como o Mal de Alzheimer.

O pesquisador do Fundecitrus Leandro Peña fez a última apresentação do evento, mostrando os estudos realizados pela instituição no melhoramento genético para o enriquecimento de laranjas, aumentando ainda mais as propriedades benéficas da fruta.

O evento reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais ligados a diversas áreas, e um ponto comum citado pela maioria deles foi a necessidade de continuar as pesquisas, dado o enorme potencial positivo das frutas cítricas para as mais variadas funções do organismo humano.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink