CI

Segure a ansiedade: Paciência com novas vendas

Processo da China contra os EUA na OMC deve apimentar os ânimos e pode sobrar demanda para o Brasil


Foto: Nadia Borges

No mercado da soja brasileiro, com a liberação do plantio da oleaginosa em alguns estados, os produtores aumentam a cada dia a ansiedade diante da nova safra. Entretanto, de acordo com a Consultoria ARC Mercosul, o momento é de “paciência no avanço com as novas vendas”.

“O mercado agrícola em todo o globo desacelerou nesta terça-feira, incentivado pela reversão especulativa de contratos futuros na  [Bolsa de Cereais de] Chicago (CBOT). Além do mais, o governo chinês acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em um processo contra a implementação tarifária do [presidente norte-americano Donald] Trump de 2018, quando impactou em US$ 200 bilhões de produtos importados”, apontam os analistas. 

A OMC acatou o pedido da China, trazendo a primeira perda no embate comercial para o lado da administração de Trump. “O processo ainda entrará em julgamento, entretanto a situação promete apimentar os ânimos entre Estados Unidos e China”, afirma a ARC Mercosul. 

“Além do mais, tem sido difícil manter uma visão extremamente ‘otimista’ para os preços da soja em Chicago acima dos US$10,00/bu. Para que este patamar seja mantido, será necessário a chegada de mais demanda chinesa pela oleaginosa estadunidense nestas próximas semanas”, concluem os analistas da Consultoria. 

CLIMA

Ainda de acordo com a ARC Mercosul, no Brasil as chuvas chegam nas regiões Sul, Sudeste e partes da Mata Amazônica nestes próximos sete dias. “Os estados liberados para o plantio após o vazio sanitário já deverão receber índices pluviométricos de 10-20mm acumulados até o dia 22 de Setembro. Entretanto, estas chuvas só irão caracterizar a quebra da pressão atmosférica, ainda sendo insuficientes para o estabelecimento do plantio em áreas de sequeiro. Apesar dos mapas trazerem precipitações sobre o leste de Mato Grosso e todo o estado de Goiás, tais chuvas serão dificilmente confirmadas”, afirmam os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.