Seguro rural atinge 159 mil hectares da área plantada em Santa Catarina

Seguro

Seguro rural atinge 159 mil hectares da área plantada em Santa Catarina

Especialista que participará de evento em fevereiro no Sul do estado destaca a importância em investir na proteção das lavouras
Por:
155 acessos

A Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja), a maior cooperativa de Santa Catarina no arroz, Estado que possui cerca de 145 mil hectares plantados com arroz irrigado, realiza nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro a décima-quarta edição do Campo Demonstrativo Cooperja (CDC), realizado no município. A Tovese Corretora de Seguros, que possui uma parceria de nove anos com a cooperativa e participa há cinco anos do evento, estará presente novamente para mostrar ao produtor a importância em investir na proteção das lavouras.

A área de segurada no Estado catarinense atingiu em 2017 em torno de 159 mil hectares, uma pequena variação a menos em relação à 2016. Na cultura do arroz 41,45 mil hectares foram protegidas pelo seguro rural, representando 28,40%  dos mais de 145 mil hectares plantados em Santa Catarina, conforme dados divulgados em janeiro pelo Ministério da Agricultura. 

Segundo o diretor da Tovese, Otavio Simch, a Cooperja, que também tem uma filial no município gaúcho de Santo Antônio da Patrulha, incentiva ainda outras culturas como o maracujá, a banana e, inclusive, a pecuária. “A pedido da Cooperativa a Tovese desenvolveu o seguro para o maracujá e o seguro MultiRisco. Começamos a parceria com dois produtores e hoje estamos com quase 400 segurados. A cultura do seguro já se tornou rotina naquela região catarinense”, enfatiza.

Simch explica que a cooperativa faz questão de divulgar o seguro. “O seu objetivo é ter o produtor sem dívidas. Um dos maiores eventos climáticos da região é o granizo e ao se proteger, o produtor evita perdas na lavoura e consegue pagar as suas contas, observa.

De acordo com o diretor da Tovese, o evento é muito concorrido com palestras e apresentação de novas tecnologias, que neste ano, será o principal tema do CDC. “São dois dias de campo de alto nível e a estande da corretora fica na entrada, no salão principal”, informa Simch, que também ressalta que fazer o seguro rural é muito simples e a indenização é sempre feita pontualmente.

Agricultores das regiões Sul de Santa Catarina e Nordeste do Rio Grande do Sul poderão conhecer novas tecnologias e práticas de manejo para alcançar maior produtividade e rentabilidade da lavoura neste que é o maior evento da Cooperja e também o maior Dia de Campo do Sul do Estado catarinense. A expectativa é reunir mais de 2 mil pessoas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink