CI

Sem México, para onde iria milho dos EUA

Países ainda podem entrar em acordo


Foto: Divulgação

Na disputa do milho EUA-México, um bumerangue pode atingir a cevada canadense. Se o excedente de milho GM dos EUA não for fundido com o mercado chinês, mas enviado para o Canadá, os preços da cevada forrageira local ficarão sob pressão.

observador do mercado canadense Sean Pratt escreve sobre isso em um artigo em www.producer.com. “No Canadá, o milho dos EUA tem lutado para competir com a cevada forrageira canadense na maioria dos anos, com exceção de 2021-2022 em condições de seca. O Canadá normalmente compra cerca de 2 milhões de toneladas de milho dos EUA por ano, mas comprou 6,1 milhões de toneladas no ano comercial de 2021-2022. Mas se grandes volumes de milho dos EUA forem fornecidos ao mercado canadense de forma permanente, o preço da cevada forrageira produzida localmente cairá.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador emitiu um decreto em 31 de dezembro de 2020 proibindo a importação de milho geneticamente modificado a partir de 2024 e eliminando gradualmente a proibição do uso de glifosato.

Em 28 de novembro de 2022, os Estados Unidos ameaçaram processar o México se este continuasse com esse plano, conforme relatou o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, após uma reunião com López Obrador: “Esta ordem pode prejudicar significativamente o comércio, prejudicar os agricultores em ambos os lados da fronteira e aumentar significativamente os custos para os agricultores mexicanos, e deixei claro que, na ausência de uma solução aceitável para este problema, o governo dos EUA será forçado a considerar todas as opções, inclusive tomar medidas formais para fazer valer nossos direitos legais sob USMCA. .” USMCA é um acordo de livre comércio entre Canadá, México e Estados Unidos.

Após a reunião, Obrador indicou que era possível chegar a um acordo: o México permitiria a importação de milho amarelo para ração animal e bloquearia a importação de milho branco para consumo humano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.