CI

Semana começa com chuva no RS, mas tempo abre na quarta

Conforme boletim, a semana começa com tempo instável e com previsão de chuvas generalizadas em praticamente todo o Estado


Conforme boletim do Instituto Climatempo, elaborado especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a semana começa com tempo instável e com previsão de chuvas generalizadas em praticamente todo o Estado. Isso porque a passagem de uma frente fria pelo RS deixará o tempo instável e com previsão para chuvas entre essa segunda (11) e terça-feira (12).

Os volumes acumulados de chuva não deverão ser altos, variando entre 15 e 40 milímetros. As regiões Central e Norte são as que devem receber os maiores volumes. Essas chuvas irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de inverno e, principalmente o avanço do plantio do trigo que já se iniciou em algumas propriedades.

Esse tempo mais úmido também beneficiará a realização do preparo do solo para o plantio do arroz entre agosto e outubro. E como vem ocorrendo, após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar avançará sobre o Estado, levando ao declínio acentuado das temperaturas entre a quinta (14) e a sexta-feira (15).

Há risco de ocorrência de novas geadas, mas, como na semana passada, serão de fraca intensidade e bem pontuais. Segundo os modelos de previsão não há nenhum indicativo de geadas de moderada a forte intensidade ao longo destes próximos 15 dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.