CI

Semana deve ser de pouca chuva

Estados que enfrentam estiagem bem na hora do plantio devem sofrer mais


É tempo de plantar a principal commoditie brasileira mas o tempo não está colaborando com os sojicultores. A janela ideal de plantio é até o final deste mês. No Mato Grosso do Sul apenas 5,3% do total está semeado. No ano passado já eram cerca de 25 % concluídos nesta época. Em Goiás o cenário é o mesmo. Não há umidade suficiente.  No Mato Grosso a chuva veio e o plantio andou. Neste final de semana não há previsão de altas precipitações para o Centro-Oeste. Segundo a Somar Meteorologia devem ser registradas garoas finas, não ultrapassando os 2 mm. A partir de terça-feira tempo seco e calor.

No Rio Grande do Sul deve fazer calor neste sábado, com temperaturas acima dos 30 graus. No domingo a instabilidade retorna forte e o começo da semana deve ser de temporais.  A semeadura de soja também está em ritmo lento no Estado com avanço maior na região de Ijuí, Santa Rosa e Soledade, mas já começam a acontecer em Erechim, Pelotas e Bagé, conforme levantamento da Emater-RS. O plantio de arroz avança. Produtores gaúchos já implantaram 442 mil hectares, o que representa 46,75% dos 946 mil hectares previstos para a safra mas com dias muito chuvosos fica comprometida a evolução das semeadoras em linhas, por isso a recomendação é cautela no início da próxima semana. Em Santa Catarina estão previstas chuvas durante toda a semana e volumes na casa dos 18mm. No Paraná o cenário se repete. A tendência de chuva para o noroeste e norte paranaense, especialmente no dia 28, pode contribuir com o desenvolvimento do café. 

Na Região Sudeste previsão de pouca instabilidade em São Paulo e Minas Gerais. A tendência é de tempo seco na maior parte do tempo. A umidade é fundamental nesta época de florada de café. O pegamento da florada é um dos principais fatores que determina o potencial produtivo do cafezal.

No Nordeste, nas áreas de soja como o Matopiba previsão de clima seco. Na Bahia Alguns irrigantes já começaram a formar suas lavouras, mas a maioria, de agricultura sequeira, está mais cautelosa e aguarda a estabilidade pluvial, o que deve acontecer a partir do dia 11 de novembro. No Estado a janela segue até 31 de dezembro então, por enquanto, não há problema.

No Norte instabilidades tropicais. Chuva mais forte em Rondônia. Amapá, Pará e Tocantins têm aproximação de uma massa de ar seco. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.