CI

Semana inicia com chuvas intensas na Região Nordeste

Instabilidades reforçadas por frente fria, mantém condições para chuvas fortes


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A segunda-feira (18/04) será marcada como mais um dia de fortes chuvas sobre a Região Nordeste. As instabilidades são resultado de uma frente fria que atua no oceano e promove as condições de chuvas na região.

Além disso, as instabilidade também são reforçadas na metade norte do país devido à atuação do corredor de umidade conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Essa condição mantém uma grande diferença entre as condições de tempo na faixa norte e na metade sul do território nacional. 

Em praticamente todas as regiões abaixo do centro-oeste, o predomínio do tempo será firme e o amanhecer com temperaturas amenas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades vão ocorrer de forma generalizada sobre a região, exceto o sul do AC e na metade sul de RO. Parte dessas instabilidades são geradas pelos ventos de altitude e o fator de aquecimento em conjunto com a grande quantidade de umidade típica da região. Os volumes podem ser expressivos, particularmente ao norte do TO, onde os acumulados podem superar os 50 mm como na grande região de Araguaína. Também pode chover forte no Alto Solimões e Itaituba, com registros superando so 40 mm.

Região Nordeste

A presença das instabilidades remanescentes de uma frente fria, mantém o padrão de chuvas intensas na região. A área que merece destaque em relação aos volumes é a grande região de Valença, onde os registros podem superar, por mais um dia, a marca dos 50 mm pontualmente. Essas chuvas se espalham pela região, sendo também reforçadas pela ZCIT na faixa norte. Com isso, também podemos esperar volumes significativos sobre Cajazeiras na PB até as Chapadas do Alto Itapecuru no MA, com alguns registros se aproximando dos 40 mm. Apesar das chuvas volumosas, o sul da BA terá tempo firme.

Região Centro-Oeste

A presença de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em praticamente todas as áreas da região. Contudo, na faixa norte da região as instabilidades continuam presentes, apesar dos baixos volumes previstos. Na grande região do Norte Araguaia, a média das projeções apontam para volumes na ordem dos 20 mm e 10 mm na grande região de Porangatu. Outro destaque na região, serão as temperaturas amenas pelo amanhecer no Bolsão Sul Mato-Grossense e Sul de Goiás. Nestas localidades os termômetros podem indicar temperaturas abaixo dos 15°C. Mas, com o tempo mais limpo, o aquecimento será forte durante a tarde. Isso resulta em um dia com uma grande amplitude térmica, ou seja, grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas.

Região Sudeste

Praticamente todas as áreas da região terão tempo firme ao longo desta segunda-feira, a exceção fica para o sul de SP. Mesmo assim, as chances para chuvas são baixas e restritas à grande região de Registro. O destaque do dia será o amanhecer ameno, sobretudo no sul de MG, serras de SP e as serras do RJ. Em alguns pontos os termômetros podem marcar valores próximos ou abaixo dos 5°C. Além disso, grande parte de SP terá um amanhecer com temperaturas inferiores aos 15°. No período da tarde as temperaturas sobem devido ao aquecimento diurno, e no Triângulo Mineiro e norte de MG as marcas podem passar dos 30°C

Região Sul

Tempo firme em boa parte da região sul, mas ventos oceânicos trazem umidade para faixa leste. Essa maior quantidade de umidade no leste da região, favorece a formação de algumas nuvens carregadas e diminui as condições para geadas. Pode chover desde o Litoral Lagunar, no RS, até Paranaguá no PR. Entretanto, as instabilidades serão fracas e passageiras, resultando em baixos acumulados ao longo do dia. O tempo terá uma maior variação de nebulosidade até o meio Oeste de SC, mas as chances para chuvas são pequenas. Em relação às temperaturas, o amanhecer continua ameno na região, sobretudo entre as serras do norte do RS até o centro do PR. E pode gear, pontualmente, na serra de SC. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima


Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.