CI

Semana inicia com instabilidades bem distribuídas

Fortes instabilidades podem retornar ao Sul na terça-feira


Foto: Pixabay

A semana inicia com um padrão típico de primavera, com isso as instabilidades ficam mais distribuídas na parcela central do país e com a possibilidade do surgimento de temporais localmente fortes, especialmente no período da tarde, sobre alguns pontos da região sul e sudeste. No norte do Brasil e partes do centro-oeste, as chuvas ficam bem distribuídas e poderão gerar acumulados expressivos no decorrer do dia. Na região nordeste e extremo sul brasileiro, o predomínio será de sol. 

O padrão para terça-feira (28/09), ainda indica a presença do cavado - região alongada de baixa pressão - o Centro-Oeste e Sudeste, mantendo as condições para pancadas de chuva, mas já com diminuição no potencial de episódios de chuva intensa e tempo severo. Por outro lado, o aumento das instabilidades de altitude, juntamente com a presença de outro cavado e o maior fluxo de umidade provocará o retorno de instabilidades a área entre a Argentina, Uruguai e RS com episódios de chuva intensa em curto período de tempo, especialmente, entre a madrugada e manhã da terça-feira. No centro-norte do Brasil, haverá maior aporte de umidade entre o MT, sul do PA, sul e oeste do AM e em RO o que favorece sobre estes pontos episódios de chuva intensa em curto período de tempo, principalmente, na tarde/noite.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As instabilidades continuam atuando sobre o norte do país no decorrer desta semana, especialmente na metade oeste da região. Isso devido à combinação dos ventos mais intensos em altitude, o forte calor e a alta disponibilidade de umidade no ar. Deste modo, hoje são esperadas pancadas de chuva mais distribuídas sobre o AM, AC e norte de RO com potencial de chuvas fortes na parcela central do estado do AM. Ao sul do PA e no estado do TO, as chuvas também estarão presentes, mas de uma maneira mais esparsa se comparado com o oeste. Sobre o norte do PA e AP a tendência aponta para chuvas mais irregulares com baixos volumes previstos. O calor mais intenso fica restrito à parcela sul da região.

Região Nordeste
O dia terá instabilidades, mas estas terão uma distribuição bastante irregular sobre a região nordeste. As chuvas poderão ser registradas sobre o estado do MA de maneira bastante pontual e sem provocar acumulados expressivos. A outra área com potencial para chuvas fica entre o litoral norte da BA até o litoral de PE, essas chuvas serão provocadas pela influência dos ventos oceânicos, mas serão de forma fraca, isolada e pontual. Nas demais áreas do nordeste, o tempo segue firme mas com bastante variação de nebulosidade. O calor fica concentrado na entre o sul do MA e PI, ao passo que no leste baiano até o estado de AL as temperaturas no período da tarde ficam abaixo dos 33°C.

Região Centro-Oeste
A presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - sobre o centro-oeste, juntamente com o maior fluxo de umidade e calor, favorece o levantamento do ar e consequentemente a formação de nuvens carregadas. Essas instabilidades ficarão mais concentradas sobre o estado do GO e DF, enquanto que sobre o MT as pancadas de chuvas serão mais isoladas e irregulares, exceto ao norte do estado, onde há potencial para chuvas bem distribuídas. As chuvas também poderão avançar até o norte do MS, mas com fraca intensidade. Mesmo com a presença das chuvas, sobre o MT e norte do MS, as temperaturas estarão bastante elevadas com termômetros se aproximando da marca dos 43°C em algumas localidades. Além disso, a umidade nos horários mais críticos, poderão ficar abaixo dos 20%.

Região Sudeste
A atuação do cavado - região alongada de baixa pressão - influenciará o tempo especialmente entre o triângulo e sul de MG, bem como algumas áreas ao norte do estado de SP. Novamente, essas instabilidades poderão ocorrer em um curto período de tempo e na forma de temporais localmente fortes. Apesar disso, os volumes previstos ficam abaixo dos 15 mm na maioria das projeções numéricas. O calor também continua forte entre o oeste paulista e triângulo mineiro, ao mesmo tempo que a influência dos ventos marítimos garantem uma tarde com temperaturas na casa dos 30°C na costa da região sudeste.
 
Região Sul
De maneira geral o domínio do tempo na região será de sol e temperaturas em gradativa elevação. Em algumas localidades na metade leste PR, as instabilidades poderão surgir devido o forte aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade o suficiente para formar as nuvens carregadas. E poderão ser na  forma de temporais fortes, bastante isolados e pontuais, sem provocar acumulados expressivos ao final do dia. No leste de SC  as projeções indicam uma maior presença de nebulosidade, mas poucas chances para chuvas. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

*Material exclusivo e elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.