CI

Semana inicia com tempo seco

Saiba a previsão da sua região aqui.


Foto: Pixabay

A semana (02/08) começa com o tempo seco em praticamente todo o país. No período da manhã as temperaturas seguem frias sobre o sul e parte do sudeste, e o amanhecer também poderá ser ameno na metade leste do nordeste do Brasil. No interior do país, até o sul da região norte, os índices de umidade relativa do ar poderão chegar a patamares abaixo dos 20% nos horários mais críticos e esses momentos poderão ser acompanhados de temperaturas elevadas. 

No decorrer da semana as condições para chuvas continuarão favoráveis desde o recôncavo da BA ao litoral do RN, porém sem chance para chuvas volumosas. No norte do Brasil as condições de tempo não terão alterações significativas, desta forma, as instabilidades típicas da região, seguirão concentradas sobre o extremo norte da região, contudo sem condições para eventos de chuva intensa nessas áreas. Apesar de que no norte de RR há condições para chuvas localmente fortes no decorrer dos próximos dias. Outra sistema que vem se desenvolvendo ao longo desses próximos dias, indica que haverá uma alta pressão de bloqueio no Atlântico com o centro à leste do Sul do Brasil, do Uruguai e do leste da Argentina. O resultado disto é da presença de tempo sem chuva no centro-sul do Brasil pelo menos até o dia 05/08.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As chuvas ficarão concentradas no extremo norte da região e áreas do leste do estado do AM, assim nos são esperadas pancadas de chuva que podem ser localmente fortes sobre o estado de RR e norte do AM. Já no AP e em áreas da metade oeste do estado do PA também há condições para pancadas de chuva, porém de forma isolada e mal distribuída. Nas demais áreas da região como no estado do AC, sul do AM, RO, leste e sul do PA e TO a condição segue para tempo seco, temperaturas elevadas no período da tarde e níveis críticos de umidade relativa do ar, na faixa sul da região.

Região Nordeste
As instabilidades continuam atuando sobre o litoral leste da região, no entanto as chuvas previstas não provocarão acumulados expressivos. As regiões que terão essas instabilidades e também uma maior cobertura de nuvens vão desde o recôncavo baiano até o litoral do estado da PB.  Nas demais regiões o tempo segue seco e com poucas nuvens no céu, sobretudo, no interior nordestino. Entretanto, no litoral do estado do MA e CE existe a possibilidade de registros de chuvas rápidas e passageiras. Vale mencionar que particularmente no amanhecer, as temperaturas estarão amenas na metade leste da região. A capital Recife poderá amanhecer registrando 16°C, sendo ainda um reflexo da influência da massa de ar polar da última semana.

Região Centro-Oeste
O destaque do dia será para os índices de umidade relativa do ar que poderão atingir patamares abaixo dos 20%, nos horários mais críticos,  na região oeste do estado do MT e oeste do MS. Além disso, no período da tarde as temperaturas poderão atingir a marca dos 35°C nessas localidades, potencializando ainda mais a evaporação de água. Em todos os estados e no DF o tempo terá o predomínio do sol e sem perspectivas para chuvas.

Região Sudeste
O amanhecer segue frio na região, especialmente na faixa leste de MG, regiões serranas de ES, RJ e SP. Apesar dos termômetros amanhecerem abaixo dos 7°C em muitas localidades, o frio não se compara com o registrado na última semana e também não há risco para geadas na região. Na faixa leste, também, terá uma maior cobertura de nuvens devido à influência da umidade marítima. No entanto, essa maior presença de umidade na região aumenta as condições para chuvas, particularmente no estado do ES, mas na forma de pancadas rápidas e passageiras sem provocar acumulados expressivos.   

Região Sul
O amanhecer será frio na região, especialmente ao sul do RS e regiões mais altas de SC e norte do RS. Aliás, nessas duas localidades há condições para a formação de geadas fracas. No período da tarde as temperaturas estarão amenas sobre o RS e SC, e poderá ser superior aos 25°C ao norte do estado do PR. Além disso, no decorrer do dia o céu terá uma maior variação de nebulosidade, particularmente, no litoral dos três estados do sul devido à influência da umidade marítima, porém sem resultar em chuvas para a região. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura máxima

Temperatura mínima

Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.