CI

Semeação de Nuvens

Chuva localizada é a nova aliada para vencer a seca


Chuva localizada é a nova aliada para vencer a seca
 
As chuvas localizadas podem reduzir os prejuízos causados pela forte seca que atinge determinadas regiões do Rio Grande do Sul. Pelo menos é o que dizem agricultores e lavradores de várias partes do Brasil que já se beneficiaram da tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa paulistana Modclima: a semeação de nuvens.
 
O sistema consiste em lançar gotículas de água de tamanho controlado em nuvens selecionadas, acelerando o processo de adensamento da nuvem e sua precipitação pluviométrica.
 
Atualmente, a equipe está atuando na região da Chapada Diamantina onde já realizou 17 voos, com mais de 70% de sucesso, ou seja, em 14 deles houve a ocorrência de chuva. Trata-se de um projeto piloto realizado com o objetivo de induzir a precipitação a partir de nuvens do tipo cumulus (aquelas parecidas com uma couve-flor) que passam pela região. O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e da Secretaria do Meio Ambiente. Também ganhou o apoio do Sindicato Rural e da Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba.
 
A técnica vem sendo implementada com sucesso pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), desde 2001, nas represas utilizadas para abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo. Em 2005, ganhou a medalha de ouro das Ciências da Água no Symposium International de L'eau em Nice, França. Em 2010, foi apresentada na UNCCD (United Nations Convention to Combat Desertification) em Bonn, Alemanha.
 
Nesta sexta-feira (29), foi apresentado no Auditório do SESC de Ijuí, no noroeste do Rio Grande do Sul. O convite foi feito pelo Prefeito da cidade e pelas organizações de agricultores da região que, amparados pelo sucesso obtido em outras regiões que também enfrentam condições recorrentes de déficit hídrico, com prejuízos à produtividade agrícola e pecuária, acreditam que a semeação de nuvens possa auxiliar na otimização do ciclo natural da água na região.
 
O objetivo dessa reunião, além da própria apresentação, é iniciar um processo de mobilização do governo e iniciativa privada para trazer o projeto de produção de chuvas localizadas para o Estado e com isto validar uma nova ferramenta que pode fazer frente à seca e às mudanças climáticas, minimizando as perdas brutas nos setores industriais, agropecuários e de serviços relacionados à produção agrícola que neste ano já ultrapassam 23 bilhões de reais.
 
Confira vídeos com mais informações sobre a ação na Chapada Diamantina e outras desenvolvidas pela Modclima.
 
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.