CI

Semeadura da soja está na reta final na Bahia

Na última semana, muitos produtores rurais intensificaram o plantio e replantio da soja


Foto: Pixabay

O levantamento de campo realizado pelo Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) revela que a semeadura da soja no Oeste da Bahia está na fase final. Os dados indicam que aproximadamente 1,9 milhão de hectares já foram plantados, alcançando 98,9% da área total estimada. O Conselho Técnico estima que a área total plantada atingirá 2 milhões de hectares, consolidando a soja como a principal cultura na região, representando 69% do cultivo.

Na última semana, muitos produtores rurais intensificaram o plantio e replantio da soja em várias microrregiões, como Cascudeiro e Campo Grande, em Baianópolis, Coaceral em Formosa do Rio Preto e Rio Grande em São Desidério. As atividades foram impulsionadas pelo retorno e uniformidade na distribuição das chuvas.

Para atender às necessidades dos produtores, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) publicou, em 29 de dezembro de 2023, a Portaria de Nº 140, prorrogando excepcionalmente o prazo de semeadura de soja até 10 de janeiro de 2024, na Safra 2023/24, na região Oeste da Bahia. A portaria ressalta que fica proibida a semeadura e o cultivo de soja em sucessão à soja, na mesma área e no mesmo ano agrícola. Essa medida visa proporcionar mais segurança aos produtores que enfrentaram desafios na conclusão das atividades devido à falta ou má distribuição de chuvas nos núcleos produtivos, conforme explica Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.