CI

Semeadura do trigo avança na área de ação da Cotrijal

Produtor aproveitou ao máximo o período sem chuva para os trabalhos de campo


O produtor aproveitou ao máximo o período sem chuva para os trabalhos de campo visando a implantação das culturas de inverno.

Segundo o Departamento Técnico da Cotrijal, cerca de 70% das áreas destinadas para trigo e 90% das áreas de cevada já foram semeadas. Apenas na região de Esmeralda os trabalhos ainda seguem em ritmo mais lento, porque o zoneamento agroclimático permite o plantio até o final de julho.

O corpo técnico da cooperativa orienta que os produtores aguardem as condições ideais de clima, observando a adequada umidade do solo para a retomada no plantio. Segundo o engenheiro agrônomo Leonardo Silva, da unidade Cotrijal de Colorado, plantar com solo muito úmido pode dificultar a emergência das plantas. “Uma implantação de qualidade é garantia de uma lavoura uniforme e com uma boa arrancada, por isso é melhor tercautela na retomada das atividades após a chuva”, ressalta. “Em caso de dúvida, o melhor é consultar um profissional técnico, para que o trabalho não seja comprometido”.

Silva também chama a atenção para a importância dos manejos pré-plantio, como a dessecação, eliminando as plantas daninhas. "Plantar no limpo é um dos fatores de sucesso nas culturas de inverno", alerta.

Joaquim Schiochet, 66 anos, está com a semeadura do trigo adiantada. Serão 178 hectares destinados para a cultura e a expectativa de sucesso motiva o produtor. Ele escolheu com cuidado as sementes e investiu na adubação porque sabe da importância que a fertilidade do solo tem para garantir uma boa produtividade. “São 380 quilos de adubo por hectare. Investimos para colher bem. Viemos de três safras frustradas, mas esta começou com um inverno mais favorável, o que nos deixa animados”, comenta o produtor de Bom Sucesso, interior de Não-Me-Toque.

Pelo RS

O plantio do trigo no Rio Grande do Sul avançou nesta semana e atingiu 35% da área estimada para esta safra, segundo o informativo conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

Segundo dados da Conab, a área a ser semeada com trigo neste ano no Estado será de 765 mil hectares – quase 100 mil hectares a menos do que em 2015.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.