CI

Semente representa apenas 3% do custo de produção a campo

O processo de produção das hortaliças passa por diversas etapas que são absolutamente essenciais


Foto: Divulgação

O processo de produção das hortaliças passa por diversas etapas que são absolutamente essenciais para a obtenção de um produto com bom resultado final. Porém, indiscutivelmente, dentro da cadeia produtiva a semente é o insumo de maior importância para o sucesso do negócio, por ser o elemento responsável pela germinação, determinando o crescimento inicial da planta e a sua capacidade de desenvolvimento a campo, de acordo com o perfil genético da cultivar.

Neste contexto, a escolha da semente é estratégica, inclusive para os agricultores que possuem recursos limitados, mas que desejam obter uma colheita de qualidade e mais rentável. Isto porque, ao investir mais na escolha da semente, o gasto com o item se mantém baixo mesmo assim, já que ela representa, em média, somente até 3% do custo total de produção de uma lavoura. Já os adubos e defensivos constituem em média 30% dos gastos, enquanto que a mão de obra pode impactar cerca de 60% do orçamento total, de acordo com o local de produção. Vale destacar ainda que existem outros custos de manejo, como eletricidade e irrigação, por exemplo, que são extremante significativos para o comprometimento da margem de lucro. Desta forma, estes últimos pontos merecem maior atenção do produtor e devem ser otimizados na propriedade, por meio de novas soluções e opções mais adequadas.

Ter conhecimento sobre a representatividade dos custos dos insumos dentro da Cadeia Produtiva de Hortaliças é algo fundamental. Todo produtor rural precisa conhecer sobre a necessidade da valorização desta compra e, assim, optar sempre pela qualidade, escolhendo a melhor e mais adequada semente de uma determinada cultivar, de acordo com a sua localidade e tipo de produção. Colher mais e melhor implica também em verificar sempre a origem legal do produto, sendo adquirido diretamente de revendedores oficiais e de marcas conhecidas do mercado.

Para isso, a ABCSEM possui um papel fundamental de orientação aos produtores e viveiristas de hortaliças, que visa explicar e mostrar o “valor genético” que a semente representa dentro da cadeia produtiva do seu negócio, sendo o insumo que carrega todos os genes fundamentais para exprimir o potencial da planta, proporcionando redução de gastos com adubação e defensivos, garantindo assim maior rentabilidade.

Diante da relação direta que existe entre a boa qualidade das sementes e o bom desenvolvimento da planta, bem como do seu baixo custo no processo, fica comprovado que o produtor rural deve buscar cultivar sempre o melhor material em sua lavoura, encarando a semente como o principal investimento a ser realizado na sua produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.