CI

Sementes de milho doadas pela Syngenta estão em ótima fase em Panambi

Espigas de milho em formação e plantas sadias, esse é o atual cenário encontrado em lavouras implantadas por 97 produtor


Foto: Marcel Oliveira

Espigas de milho em formação e plantas sadias, esse é o atual cenário encontrado em lavouras implantadas por 97 produtores de leite, em Panambi. As sementes de milho foram doadas aos produtores, em setembro, pela Syngenta, em uma ação coordenada pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr), em parceria com a Emater/RS-Ascar.

"A maioria das lavouras está no estágio de formação de espiga e enchimento de grãos, com ótima sanidade de folhas e porte de plantas", avaliou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, André Lima.

No município, a área semeada com milho da Syngenta se aproxima dos 348 hectares. O milho, conduzido a partir da orientação técnica da Emater/RS-Ascar, será usado para fazer silagem para o gado de leite.
"De acordo com a expectativa de produção de 17t/MS/ha (17 toneladas de Massa Seca por hectare) de silagem, a recomendação de fertilidade foi 235kg/ha da fórmula 18-46-00, na linha de plantio, e 400kg/ha de cloreto de potássio e 300 kg de ureia em cobertura", detalhou Lima.

O PROJETO

No total, o Projeto de Distribuição de Sementes de Milho para Produtores de Leite do RS, coordenado pela Seapdr, em parceria com a Syngenta e Emater/RS-Ascar, distribuiu 20 mil sacos de sementes de milho no Rio Grande do Sul. A região de Ijuí recebeu o maior volume, 4.050 sacos de sementes, porque essa região concentra o maior número (8.460) de famílias que produzem leite no Estado.

O objetivo da ação foi apoiar 11.111 pequenos produtores de leite do Rio Grande do Sul, afetados pela estiagem ocorrida no ano agrícola 2019/2020 e pela crise econômica causada pela Covid-19. O impacto da iniciativa alcança, diretamente, 254 municípios gaúchos, que respondem por 85% da produção anual de leite, aproximadamente 3,35 bilhões de litros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.