Sementes de qualidade garantem produtividade na lavoura
CI
Imagem: Marcel Oliveira
RENTABILIDADE

Sementes de qualidade garantem produtividade na lavoura

Uso de sementes vigorosas gera plantas de alto desempenho
Por: -Aline Merladete

A live “DM em Campo” da Fertiláqua  na última semana trouxe como tema a importância da semente de qualidade e destacou o programa Sementes de Verdade, da companhia. A transmissão foi conduzida pelo coordenador de desenvolvimento de mercado, Josué Fogaça, e pelo gerente de marketing, Gilberto Medeiros.

Para os especialistas, o sucesso da lavoura depende diretamente do uso de sementes de alta qualidade que irá impactar em produtividade e em rentabilidade. O uso de sementes vigorosas gera plantas de alto desempenho e asseguram o estabelecimento de uma população de plantas adequada. Sementes de alto vigor propiciam a germinação e a emergência de plântulas em campo de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas de alto desempenho, que têm um potencial produtivo mais elevado.

Segundo Medeiros, 2020 é um ano atípico no mercado de sementes, pois muitas regiões do país tiveram problemas climáticos, o que impactou na produção deste material em alta qualidade. Cita o caso do Rio Grande do Sul, que passou por um momento de seca drástica e tem problemas este ano com a qualidade das sementes.

“Iniciamos em nosso laboratório as análises de sementes, sua germinação e principalmente seu vigor. Passamos a fazer neste momento uma diagnose completa dos lotes de sementes. Agora é o momento de o produtor buscar e concretizar sua compra. Devido aos problemas com qualidade de sementes neste ano, a demanda é muito alta e lotes com padrões altos de qualidade estão acabando, afirma o gerente”.

O programa Sementes de Verdade foi criado pela Fertiláqua por meio de uma busca constante por tecnologia, aliada a produtividade. Da formação do solo ao desenvolvimento da planta, o objetivo é alcançar altas produtividades. Para obter sementes de alto vigor é necessário que as condições da lavoura sejam as melhores possíveis, especialmente, sanidade, adequada nutrição e condições climáticas favoráveis durante a formação da semente e colheita. Esse vigor pode ser perdido nas condições inadequadas de armazenamento ou beneficiamento.

Outra preocupação da Fertiláqua é com relação ao transporte das sementes. Sabe-se que a melhor maneira de se conservar a qualidade das sementes, é manter o armazenamento em locais frios e secos, sendo assim, o transporte faz parte deste processo. O objetivo básico desta operação é a conservação da viabilidade das sementes. “Passamos a fazer esta logística em veículo apropriado para isso. Este tipo de transporte é feito por caminhões baú refrigerados, que oferecem o controle e manutenção da temperatura e umidade relativa ideal. Juntamente com o transporte, também fazemos toda a rastreabilidade da semente, que possui a finalidade de garantir à gestão de informações durante as etapas da produção e beneficiamento, permitindo aumentar a transparência do processo e assim possibilitar o acesso a informações detalhadas sobre a origem e a qualidade dos lotes, explica Medeiros.

Os padrões do programa Sementes de Verdade incluem índices de no mínimo 95% de germinação, dos quais 70% do lote devem estar nas classes de mais alto e alto vigor. E os lotes têm no mínimo de 90% de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado.

Com informações da assessoria.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.