CI

Seminário aborda manejo da lavoura do arroz

Considerado o invasor mais problemático na lavoura gaúcha, o arroz vermelho vai ser o tema abordado


O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza nesta terça-feira (04) o seminário de Arroz Irrigado 2009 de Cachoeira do Sul. O evento ocorre no CTG José Bonifácio Gomes a ideia é orientar os produtores sobre técnicas corretas para o manejo da lavoura para elevar a produção do cereal, proporcionando interação e troca de experiências. De acordo com o agrônomo José Patrício Melo de Freitas, o Irga também apresentará os resultados da safra deste ano, abordará as perspectivas de mercado e iniciará a discussão sobre as estratégias da nova lavoura.

Considerado o invasor mais problemático na lavoura gaúcha, o arroz vermelho vai ser o tema abordado pelo diretor técnico do Irga, agrônomo Valmir Menezes, que irá falar sobre o manejo de controle. "O vermelho voltou nesta safra e, com resistência ao herbicida, o que nos leva a buscar solução para este problema", observa José Patrício, ressaltando que atingiu cerca de 90% da lavoura de Cachoeira.

A produção da lavoura de arroz de Cachoeira do Sul não evoluiu como o esperado pelo Irga este ano. A produtividade foi de 6.896 quilos de arroz para cada um dos 39.360 hectares cultivados, equivalente a do ano passado e a consequência foi a invasão de arroz vermelho, que derrubou o rendimento. O agrônomo salienta que a lavoura cachoeirense tem potencial para chegar a 8 mil quilos por hectare, o que não exige basicamente o emprego de técnicas corretas, como o plantio na época recomendada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.