CI

Seminário aborda questões de solo em Sananduva

Solo foi o assunto principal de um Seminário realizado na última quinta-feira (07/07), no município de Sananduva.


Solo foi o assunto principal de um Seminário realizado na última quinta-feira (07/07), no município de Sananduva. O 2º Seminário de Manejo, Conservação e Adubação do Solo reuniu 210 pessoas, no salão da comunidade Lajeado Bonito, com diversas palestras sobre o tema. A promoção foi da Emater/RS-Ascar e do Conselho Agropecuário Municipal de Sananduva.

Na oportunidade, os participantes tiveram palestra sobre compactação, infiltração de água no solo e técnicas de manejo conservacionista do solo, com o engenheiro agrônomo e supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Ronaldo Carbonari. 

Para Carbonari a iniciativa do evento, com a participação de tantos agricultores e técnicos, de diversas empresas que atuam com a produção agrícola no município, demonstra a importância do tema. "A produtividade das culturas está aquém do que o potencial genético e as tecnologias empregadas oferecem. Diagnósticos têm sido feito pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, que retratam restrições na infiltração de água no solo, isso devido à compactação associada à falta de rotação de culturas e produção de quantidade de palha acima do ponto de equilíbrio. Tudo isso, tem resultado em perdas de solo por erosão e limitação no crescimento radicular das plantas, o que acaba afetando negativamente a produtividade dos cultivos", avaliou o engenheiro agrônomo.

O engenheiro agrônomo André Signori falou sobre a ativação microbiológica do solo. Na parte da tarde, o engenheiro florestal Elon Davi Jaguszewiski falou sobre legislação ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o economista Ivo Chermont abordou os cenários e perspectivas econômicas para o agronegócio. 

No encerramento ficou encaminhada a realização da terceira edição do Seminário em 2017, com data a ser marcada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.