CI

Seminário Cooplantio vai projetar tendências para a próxima safra

Inscrições seguem até dia 25 de maio, em Gramado


Está chegando o Seminário Cooplantio. O evento, que ocorre de 2 a 4 de junho no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado (RS), vai discutir como os agricultores precisam se preparar para as tendências dentro e fora da porteira. 
 
A programação foi planejada de forma a mostrar aos participantes o que está acontecendo nas lavouras, especialmente em termos de biotecnologia e controle de doenças e plantas daninhas. O tema, que até então tem sido pouco discutido, trouxe problemas aos produtores gaúchos nesta safra. Mesmo com os recordes de produção, o surgimento de pragas comprometeu o rendimento de plantas e diminuiu um resultado que poderia ter sido ainda maior.
 
Para o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Daltro Benvenuti, o momento é de debater os resultados da safra de grãos não apenas pelo tamanho da produção, mas sim por estes fatores que tem influência direta na produtividade. "A biotecnologia nos trouxe um grande salto, mas será que não estamos perdendo fôlego? Será que os controles para as lavouras estão adequados? O grande mote é alertar para alguns riscos e questionar os pesquisadores sobre respostas", salienta.
 
Benvenuti lembra também que é preciso estar atento as oportunidades de mercado. Afirma que hoje o país é dependente da compra de soja pelos chineses, que já desistiram de carregamentos em determinados períodos. O presidente da Cooplantio avalia que é preciso abrir novos mercados para o grão. "E se a China decide parar de comprar a soja brasileira, temos um plano B? Estamos dependentes deste mercado e precisamos viabilizar alternativas", ressalta. 
 
O dirigente reforça que esta edição antecede os 30 anos do Seminário Cooplantio, que será comemorado em 2015, juntamente com os 25 anos da cooperativa. "Este é um evento dos produtores. Eles que constroem a programação", completa Benvenutti.
 
O Seminário Cooplantio continua com inscrições abertas até o dia 25 de maio e podem ser feitas pelo site www.cooplantio.com.br/seminario.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.