CI

Seminário discute caminhos para a revitalização da cadeia produtiva do caju no RN

Evento é o maior evento agropecuário e de agronegócio do estado do Rio Grande do Norte


Foto: Divulgação

Atuando no intercâmbio de conhecimentos tecnológicos inovadores voltados à fruticultura, a Embrapa Agroindústria Tropical participará do Seminário Frut&Tec abordando a cajucultura. A atividade é um dos componentes da 60° edição da Festa do Boi, realizada pelo Sebrae entre os dias 8 e 15 de outubro, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. O seminário é direcionado aos produtores de caju do RN e autoridades de setores relacionados ao cultivo, e tem como foco discutir as possibilidades para a revitalização da cadeia produtiva.

Gustavo Saavedra, chefe geral da Unidade, irá mediar a palestra “Agregação de valor para a cajucultura”, que trará a apresentação de tecnologias para a valorização da cadeia produtiva do caju. José Roberto Vieira Júnior, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, abordará o cenário da cajucultura brasileira e como ela se encaixa no contexto global da cadeia, por meio da palestra “Situação atual e perspectivas para a cajucultura no NE”. 

Dentre as possibilidades de rotas para a revitalização da cajucultura, Gustavo Saavedra destaca o principal produto tecnológico desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical para o cultivo: os clones. “A gente vai falar de perspectivas, de onde nós estamos e onde podemos chegar com uma revitalização da cadeia produtiva, principalmente por meio da adoção da tecnologia clonal que a Embrapa já disponibiliza há algum tempo”, comenta. Os clones são plantas com as mesmas características genéticas que passaram por melhoramentos, a fim de formar mudas de qualidade e uniformes.

Os desafios da cajucultura

No setor industrial, para o qual maior parte da produção de caju é destinada, somente 2,5% da capacidade produtiva das plantas são aproveitados. É o que destaca Gustavo Saavedra ao contextualizar aspectos da cadeia de cultivo do caju: “Isso é pouco aproveitamento. Isso é uma das causas que inviabiliza economicamente a produção e a aplicação de tecnologias na cadeia. Uma planta produz o caju, 90% é pseudofruto, ou seja, pedúnculo e 10% é a castanha. Na melhor das hipóteses, 25% da castanha é a amêndoa”. Para Gustavo, esse panorama deve-se à maneira como a logística industrial da cajucultura foi montada, em que a amêndoa é, efetivamente, o grande produto advindo do caju. O pedúnculo, por sua vez, mesmo representando 90% do fruto é pouco utilizado pela indústria, sendo aplicado na produção de sucos. 

Gustavo Saavedra aponta, ainda, que o grande desafio da cajucultura está em agregar valor ao fruto de maneira integral, quer seja a amêndoa, quer seja o pedúnculo: “Você aduba a planta, cuida e trata, depois só aproveita 10% do que a planta produziu? A conta não fecha. Esse é um dos motivos pelos quais a cadeia está sofrendo. Logo, a proposta da Embrapa é mudar o olhar e passarmos a ter um aproveitamento integral do que o cajueiro nos entrega. Ou seja, não aproveitar apenas a castanha, mas também o pseudofruto do caju”.

Saavedra enfatiza que a revitalização da cajucultura deve pautar-se no desenvolvimento de uma política industrial para além da política agrícola. “É necessária, também, uma política industrial que faça o elo industrial conversar com o elo agrícola, se encaixando e remunerando de forma justa o produtor”, finaliza.

Sobre a Festa do Boi

A Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como Festa do Boi, é o maior evento agropecuário e de agronegócio do estado do Rio Grande do Norte e umas das maiores do Nordeste.
Durante o evento são realizadas exposições de animais, concursos, leilões e muitos negócios, além de uma movimentada programação cultural incluindo shows de vários artistas. A Festa do Boi trabalha todas as cadeias produtivas atuantes pelo Sebrae, indo de bovinocultura à fruticultura.
O evento ocorre na Agência Sebrae, instalação com aproximadamente 4.000 m², localizada em Parnamirim, Rio Grande do Norte. No pavilhão, acontecem capacitações, exposições de produtos terroir, gastronomia, startups, e disseminação de soluções do Sebrae. A Fazendinha é o ambiente onde os visitantes contemplam diversas operações e tecnologias de algumas cadeias do agronegócio. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.