CI

Seminário em Frederico Westphalen discute a cadeia produtiva do leite na região

No próximo dia 30, o Coletivo do Leite estará reunido para dar continuidade às discussões


No próximo dia 30, o Coletivo do Leite estará reunido para dar continuidade às discussões

A partir de uma iniciativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, em parceria coma Câmara Setorial Regional do Leite e Cotrifred, aconteceu nesta quarta-feira (10/08) um seminário para debater a cadeia produtiva do leite na região. O evento, realizado no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), reuniu mais de 100 técnicos da Emater/RS-Ascar e de entidades que trabalham com leite na região. O assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, iniciou o Seminário falando sobre o trabalho realizado pela Instituição, envolvendo a cadeia leiteira no RS. Trazendo uma reflexão a cerca do cenário regional do leite, o assistente técnico regional de sistemas de produção animal também da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, apresentou os números atualizados da pesquisa da cadeia do leite, realizada em julho deste ano.

Segundo a pesquisa, houve redução no número de famílias produtoras de leite e diminuição na produção. Entretanto, a pesquisa aponta uma melhoria no indicador de quantidade de leite produzido mensalmente nas propriedades. Os números analisados contrastam com os resultados da pesquisa realizada em 2015. Dessa forma, entende-se que as famílias que optaram por permanecer na atividade estão investindo e alcançando bons resultados. Sangaletti comentou ainda que, assim que a pesquisa estiver sistematizada, será divulgada para toda a região. 

A programação do Seminário em Frederico Westphalen prosseguiu, com o veterinário da Cotrifred, Tiago Cantarelli, e o representante da Laticínios Frizzo, Dulcinei Rostirolla, destacando os principais problemas enfrentados na região envolvendo a qualidade do leite, em nível de indústrias e produtores.

A pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, Maira Balbinot Zanella, explanou sobre qualidade do leite e os fatores determinantes das inconformidades. Na sequência, o zootecnista e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rudolf Scheibler, falou sobre os fatores de manejo e alimentação que afetam a qualidade do leite.

O Seminário foi mais uma das ações que envolvem a atividade leiteira desenvolvida pela Câmara Setorial Regional, Emater/RS-Ascar, Coletivo do Leite e demais entidades ligadas ao setor. A Emater/RS-Ascar vem coordenando uma discussão sobre a cadeia produtiva do leite entre entidades e lideranças dos 42 municípios da região. Ao findar essas ações, as lideranças regionais serão reunidas para discutir estratégias de ação envolvendo a cadeia do leite.

No próximo dia 30, o Coletivo do Leite estará reunido para dar continuidade às discussões e definições de estratégias de ação que beneficiem a cadeia produtiva do leite na região e no RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.