CI

Seminário inédito une entidades públicas e privadas pela sanidade animal e vegetal em MG

Um dos temas do Seminário de Defesa Agropecuária Integrada são o Programa Nacional de Erradicação para Febre Aftosa


Foto: Marcel Oliveira

Entidades públicas e privadas unidas para fortalecer a sanidade da agropecuária mineira: essa é a proposta do Seminário de Defesa Agropecuária Integrada, que será realizado nesta quinta-feira (16) na Escola de Veterinária da UFMG, em Belo Horizonte. A iniciativa é uma parceria entre Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com apoio da UFMG e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esse é o primeiro de seis eventos que serão feitos em todo o estado a partir de 2022. O objetivo é instruir agentes da iniciativa privada, como técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e instrutores do SENAR, sobre ações de vigilância sanitária que podem ser desenvolvidas durante suas atividades, bem como sobre requisitos legais e normativos que devem ser cumpridos, de forma que eles possam orientar os produtores rurais.

A capilaridades desses profissionais de extensão rural faz com que sejam fundamentais para colaborar com, por exemplo, o Plano Estadual para Erradicação da Febre Aftosa, como comentou o superintendente técnico do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Altino Rodrigues Neto. “Quanto mais profissionais souberem o que devem fazer para orientar o produtor, mais segurança teremos no nosso agronegócio. Isso é muito importante em um momento em que estamos procurando dar mais tranquilidade aos produtores rurais em relação à sanidade animal e vegetal”.

O diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, considera o seminário uma integração importante entre os setores público e privado e acredita que, por meio de mais agentes da iniciativa privada, será mais fácil a entidade difundir a importância da sanidade agropecuária. “O produtor rural e a agropecuária mineira só têm a ganhar. Isso irá abrir portas no futuro para que os produtos de Minas Gerais alcancem mercados internacionais com garantia de sanidade, gerando melhor qualidade de vida e melhor renda para o campo”, afirmou.

Programação

Os temas centrais do Seminário de Defesa Agropecuária Integrada são o Programa Nacional de Erradicação para Febre Aftosa e as ações que envolvem o calendário de retirada da vacinação em Minas Gerais. De 8h às 17h, serão apresentadas palestras com especialistas abordando, ainda, a sanidade de aves e suínos, controle e erradicação da brucelose e tuberculose; uso, comércio e aplicação de defensivos agrícolas, as estratégias de vazio sanitário, além dos requisitos ambientais que devem ser seguidos pelos produtores rurais. Na ocasião, também será lançado o aplicativo “Notifica IMA”, canal pelo qual os cidadãos poderão notificar suspeitas de doenças e alta mortalidade em animais de produção.

As inscrições para o seminário estão abertas pelo link: https://forms.gle/KTFeuvt4F9kVM1Gr9

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.