CI

Seminário internacional discute seguro rural

Desafios do seguro rural no Brasil serão discutidos durante o Seminário Internacional de Seguro Rural, que ocorre em 23 de abril


Os desafios do seguro rural no Brasil, no contexto de uma política integrada de gestão de riscos, serão discutidos durante o Seminário Internacional de Seguro Rural, que ocorre em 23 de abril. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o evento vai discutir experiências na área em vários países, com o intuito de ampliar conhecimentos sobre a gestão de riscos e aprimorar produtos de seguro e programas de apoio ao desenvolvimento desse mercado no País.

Durante o seminário, o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Eduardo Monteiro vai apresentar a palestra Desafios para os serviços de agrometeorologia e Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O Zarc é um instrumento de política pública coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), executado pela Embrapa em parceria com diversas instituições, que orienta o produtor rural em relação à melhor época de plantio e semeadura das culturas agrícolas. 

Dividido em dois painéis, o evento deve contar na abertura, às 8h30, com a participação dos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Economia, Paulo Guedes, a confirmar, além dos presidentes da CNA, João Martins da Silva Junior, da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e da SNA, Antônio Alvarenga. À tarde, abrem o seminário os secretários de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri, e a superintendente da Superintendência de Seguros Privados, Solange Vieira.

No painel internacional, serão apresentadas experiências estrangeiras por meio de palestras que abrangem um panorama do seguro rural no mundo, a evolução e o modelo de seguro rural nos Estados Unidos, além dos modelos da Espanha, México e Índia. Já o painel nacional apresenta o modelo brasileiro, produtos nacionais de seguro rural, e os desafios para os serviços de agrometeorologia e para a política de gestão de riscos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.