Seminário reúne bananicultores em São João do Polêsine
Demonstração prática do cultivo da banana
Na parte da tarde, às 13h30min, acontece Tarde de Campo na propriedade do produtor Neimar Bordin Dutra. No município, são cultivados 18 hectares de banana, envolvendo 12 famílias produtoras. Também são cultivadas uva, pêssego, figo, caqui, amora e moranguinho e ainda incentiva-se a expansão dos cultivos de abacaxi, maracujá e goiaba.
O professor do Colégio Politécnico da UFSM, Diniz Fronza, será o primeiro palestrante, a partir das 9h, sobre produção de frutas e o potencial produtivo na Quarta Colônia, seguido da palestra sobre produção de bananas em sistemas agroflorestais, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luiz Bohn.
As atividades da manhã serão encerradas com palestra sobre os programas estaduais para a agricultura familiar, com o engenheiro agrônomo Alcione Piasentin Claro, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No intervalo do evento, haverá exposição de produtos derivados das frutas produzidas no município.
A demonstração prática do cultivo da banana está dividida em três estações: a primeira sobre sistemas de irrigação feita pela Agroner, de Santa Cruz do Sul; a segunda sobre a importância da irrigação na produção de frutas com o engenheiro agrônomo e supervisor do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Valmir Wegner; a terceira sobre manejo do bananal, com Evandro Bulegon, do escritório local da Emater/RS-Ascar. O encerramento está programado para acontecer às 16h30min.