CI

Senador de Mato Grosso e agroindústrias apresentam demandas para Michel Temer

Representantes da agroindústria brasileira apresentaram diversas demandas ao presidente em exercício Michel Temer nesta semana.


Representantes da agroindústria brasileira apresentaram diversas demandas ao presidente em exercício Michel Temer nesta semana. Entre as manifestações do setor está a necessidade de estímulos para a abertura de novos mercados e a simplificação da questão tributária, que poderia permitir a expansão do segmento no país. 

A audiência com Temer ocorreu na última quarta-feira, 20 de julho, e contou com a presença do senador de Mato Grosso, Cidinho Santos (PR-MT).

Levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostra que o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do Mundo. Hoje, o país produz 3,3 milhões de toneladas de carne suína ao ano. Em termos de carne de frango é o terceiro maior produtor com mais de 12 milhões de toneladas ao ano.

O encontro entre o presidente em exercício e a agroindústria foi marcado pelo apoio dos empresários dos setores da avicultura e suinocultura ao governo de Temer, bem como pela discussão de pontos que visam a contribuir com a retomada da economia brasileira, que encontra-se em recessão desde o ano passado.

De acordo com Cidinho Santos, a defesa da necessidade de estímulos para abertura de novos mercados foi unânime diante a representatividade do setor agroindustrial na balança comercial do país.

Cidinho pontua ter destacado para Temer "o quanto a abertura de novos mercados e a simplificação da questão tributária" poderiam auxiliar na expansão da agroindústria, inclusive agregando valor aos produtos que hoje já são exportados como é ocaso da soja em grão, do farelo de soja e do milho.

Outro tema apresentado na reunião foi quanto ao fortalecimento da estrutura de defesa agropecuária e as questões sanitárias.

Cidinho Santos ainda discutiu com o presidente Michel Temer a necessidade de um programa de refinanciamento para empresários. “Ele (presidente) está sensível e entende que muitas empresas que hoje estão em débito por causa de impostos vão voltar a contribuir se tiverem abertura para negociação. Disse a ele que, com os juros exorbitantes que são cobrados, os empresários acabam desistindo, muitos tem optado por fechar as portas”, destaca o senador de Mato Grosso.

O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, destacou que o encontro com Temer foi um momento importante para o setor da agroindústria brasileira. “Manifestamos nosso total apoio à iniciativa de buscar expandir as fronteiras comerciais do Brasil. Falamos também da necessidade de alocação de recursos para o abastecimento de milho, que é uma questão estratégica para o equilíbrio produtivo e sustentabilidade econômica da avicultura e da suinocultura”, diz Turra. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.