CI

SENAR cria curso técnico a distância para o agronegócio com soluções fornecidas pelo DOT digital group

Plataforma gratuita de ensino a distância é voltada a formar profissionais habilitados para de gestão e comercialização no agronegócio


Plataforma gratuita de ensino a distância é voltada a formar profissionais habilitados para de gestão e comercialização no agronegócio

O aumento da demanda por profissionalização dos produtores e trabalhadores rurais levou o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – a ofertar o primeiro curso técnico de nível médio para o agronegócio, na modalidade de educação a distância e de forma gratuita: o Curso Técnico em Agronegócio, com o apoio da Rede e-TEC, do MEC (Ministério da Educação). O projeto utiliza soluções tecnológicas e conteúdos fornecidos pelo DOT digital group, grupo brasileiro especializado em soluções digitais para Educação a Distância e MarTech (Marketing Technology).

O projeto teve início após uma concorrência para que o SENAR contratasse um fornecedor que atendesse os requisitos exigidos pelo MEC para a implementação dos cursos de formação técnica online. O IEA, empresa do DOT digital group sagrou-se vitorioso, por apresentar dois importantes diferenciais: uma experiência de quase duas décadas no segmento de Educação a Distância (EAD) e a capacidade de atender todas as exigências do projeto, com tecnologias, conteúdos e profissionais especializados e capacitados em EAD.

Juntos, SENAR e DOT, realizaram uma ampla pesquisa de mercado para desenvolver uma plataforma de educação a distância com formato e conteúdos adequados às necessidades dos trabalhadores rurais. “Em um primeiro momento, optamos por uma plataforma de gestão acadêmica já pronta, mas depois de um ano, as equipes alinharam que seria ainda mais efetivo desenvolver um sistema próprio, mais adequado ao projeto”, afirma Maria Cristina Ferreira, coordenadora da Educação Formal no SENAR, citando que o projeto entrou no ar em fevereiro de 2015.

Atualmente, o Curso Técnico em Agronegócio, a distância, conta com cerca de 5 mil alunos em 21 estados brasileiros. A plataforma contempla um formato híbrido de cursos, com utilização de materiais didáticos, videoaulas, ambiente virtual orientado por um tutor e carga horária de atividades presenciais, para a realização de provas, aulas práticas e eventuais encontros. Para tanto, o SENAR tem uma rede com 73 polos presenciais – próprios e em parceria com outras instituições.

O curso tem carga horária de 1.230 horas distribuídas em quatro semestres (dois anos). E, para o próximo processo seletivo (2016/2), o SENAR espera atingir 6 mil alunos, em 23 estados. “Em dezembro deste ano, a primeira turma do curso será formada”, lembra Maria Cristina. “E boa parte do sucesso do curso deve-se ao empenho e à parceria com o DOT, que o tempo todo está envolvido com o objetivo de contribuir com a educação formal dos profissionais do agronegócio”, complementa.

“A possibilidade de apoiar o SENAR a construir uma história de sucesso na capacitação do trabalhador rural, a partir da nossa plataforma de Educação a Distância, representa um motivo de orgulho para o DOT digital group e reforça, ainda mais, nosso compromisso com o setor”, ressalta Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group. “Hoje o Brasil ainda tem uma grande demanda reprimida por capacitação em diversos setores e, cada vez mais, as empresas e instituições enxergam que a EAD representa uma alternativa mais prática, eficiente e econômica para suprir essa demanda”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.