CI

Senar e Capul capacitam vaqueiros em Unaí, no noroeste de MG

Durante cinco dias, foram vistos vários conteúdos que envolvem a criação de gado de leite

Durante cinco dias, foram vistos vários conteúdos que envolvem a criação de gado de leite

Produtores e trabalhadores rurais da região noroeste do estado estão comemorando os resultados do curso de Vaqueiro, ofertado pelo Senar Minas em parceria com a Capul - Cooperativa Agropecuária de Unaí. Durante cinco dias, os participantes viram, em teoria e prática, vários conteúdos que envolvem a criação de gado de leite nas propriedades rurais: manejo básico dos animais, cuidados de higiene nas atividades, cuidados com os animais recém-nascidos, aplicação de medicamentos, qualidade na ordenha, e outras questões.

“A higiene é uma das questões mais importantes desse curso”, conta o instrutor e médico veterinário Luciano Tavares. “Abordamos o uso de desinfetantes nas atividades, como limpeza das instalações e utensílios, a destinação dos resíduos gerados no trabalho, assim como a destinação das carcaças de animais mortos, fato relevante visto a necessidade de respeitar questões de ordem sanitária, do meio ambiente, e ainda de ordem legal”, completa.

Márcio Gomes foi um dos participantes do curso e está começando agora na produção de leite. O ex-caminhoneiro teve que abandonar as estradas após problemas de saúde, mas não desistiu de trabalhar, e decidiu se unir ao pai e ao irmão para ingressarem na pecuária leiteira. A fazenda da família, a cerca de 40 quilômetros de Unaí, está sendo preparada para o início das atividades no ano que vem. “Estamos investindo em tudo o que é preciso: construímos um barracão, adquirimos ordenha mecânica, e estamos plantando milho e sorgo para alimentar os animais. Não tínhamos nada, e não sabíamos nada nessa área. Esse foi o segundo curso do Senar que fiz. Estou aprendendo muito”, conta, empolgado.

“Esse curso proporciona aprendizados que irão transformar as propriedades rurais e a vida dos trabalhadores. Eles sabem agora como reduzir a mortalidade dos animais, acelerar o desenvolvimento de cada um, prevenir e combater doenças e pragas que acometem os animais, e de maneira geral, fazer uma melhor gestão da propriedade rural”, conclui o instrutor.

“Colocamos à disposição dos produtores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias uma série de cursos da bovinocultura de leite, desde o manejo básico, passando pela qualidade do leite, alimentação, casqueamento, manejo de pastagem, ordenha mecânica até chegar na inseminação artificial - todos com conteúdos práticos, realizados nas próprias fazendas dos participantes e de forma gratuita”, esclarece o gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas Sérgio de Carvalho Coelho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.