CI

Senar mostra na Expointer que faz diferença na vida das famílias rurais

Também serão apresentados os novos cursos que o Senar passa a oferecer


Alguns dos melhores exemplos de produtores e trabalhadores rurais que usaram o conhecimento adquirido com o Senar para promover seu negócio e sua vida no meio rural, serão atração no estande da instituição durante a Expointer 2010. Entre eles, estão produtores de maçã de São José dos Ausentes, que, além de terem feito treinamentos profissionalizantes ligados à cultura, incentivaram seus funcionários a participarem dos cursos. Além da presença dos produtores no estande, cenários virtuais vão retratar aos visitantes como os produtores alcançaram o sucesso e melhoraram seu desempenho sob aspectos como produtividade, qualidade de vida e administração do negócio rural.

O mesmo vai acontecer com os proprietários da fazenda Caixa D’água. O casal explora todas as possibilidades de produtos que possam ser gerados a partir da criação de ovinos, no município de Dilermando de Aguiar. Desde a comercialização de cortes de cordeiro até o tingimento e confecção de peças em Lã. Também serão apresentados os bons resultados adquiridos pela família Neumann, de Pinheirinho do Vale, na produção de leite. Com os conhecimentos adquiridos nos cursos do Senar melhoraram a alimentação dos animais e mudaram a realidade de 20 litros de leite por dia para 100 litros, com as mesmas 5 vacas. O produtor também é um exemplo na liderança e motivação do grupo comunitário que participa, além de utilizar o que aprendeu para motivar o filho a continuar acreditando no campo e na propriedade.

“Queremos mostrar um pouco de cada perfil de produtor que faz parte do contexto rural gaúcho e como a capacitação profissional foi capaz de promover muitas diferenças positivas para sua realidade.” – explicou o superintendente do Senar-RS, Carlos Alberto Schütz.

O programa de turismo rural, desenvolvido pelo Senar aos produtores como alternativa de renda, também é outro destaque. O cenário de uma das rotas turísticas gaúchas, criada por produtores rurais de Candelária, com o auxilio do programa, será usado como exemplo para o Senar abordar o assunto em seu estande durante a Expointer. Desenvolvido pelo Senar desde 2005, o programa é formado por nove módulos de ensino que possuem entre 16 e 24 horas cada, abordando assuntos que orientam como explorar a propriedade com vistas ao turismo. No RS já são mais de 20 roteiros criados a partir da qualificação que o Senar oferece aos produtores.

ENSINO A DISTÂNCIA – no estande também será apresentado aos visitantes a novidade em cursos que o Senar passa a oferecer de forma virtual aos produtores e trabalhadores rurais na linha de treinamentos. São os cursos de internet, Excel e Word, além do curso virtual “Com Licença, vou a luta”, voltado para mulheres empreendedoras do campo.

As informações são da assessoria de imprensa do Senar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.