Senar-MT capacita trabalhadores para combater incêndios no campo

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia nossos Termos de Uso e Termos de Privacidade. Ao clicar em Aceitar & Fechar, você consente com a utilização de cookies.


CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Senar-MT capacita trabalhadores para combater incêndios no campo

Senar-MT em parceria com os sindicatos rurais tem auxiliado o setor por meio da oferta de treinamentos
Por:

Com a proximidade do período da seca em Mato Grosso, a preocupação de muitos produtores rurais se volta às queimadas que podem ocorrer no campo. Uma das medidas assertivas no combate e na prevenção de incêndios, tem sido a capacitação de trabalhadores que podem amenizar e prevenir a expansão do fogo nas propriedades.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais tem auxiliado o setor por meio da oferta de treinamentos. Para o segundo quadrimestre do ano, estão previstos cerca de 70 treinamentos voltados à área, como Formação de Brigada de Incêndio NTCB 34 e Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, André Dionizio, os treinamentos são essenciais para assegurar não só a propriedade, mas também o cumprimento de legislações necessárias. "Ter a mão de obra capacitada faz toda a diferença para o produtor, principalmente na preservação do seu patrimônio e do meio ambiente, além do cumprimento das responsabilidades legais perante os órgãos fiscalizadores".

Desde 2016, com a alta demanda por mão de obra capacitada para combater incêndios e focos de queimadas no campo, o Senar-MT foi credenciado e autorizado pelo Corpo de Bombeiros a oferecer o curso de Formação de Brigada de Incêndio (NTCB 34).

O treinamento com carga horária de 32 horas, tem o objetivo de ensinar os participantes a combater a propagação do fogo e a fazer a prevenção conforme as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Já o treinamento de prevenção e controle de fogo na agricultura mostra aos participantes as técnicas de prevenção e combate ao princípio de incêndio na agricultura, seguindo as recomendações técnicas e normas de segurança.

É importante lembrar que a programação de treinamentos ofertada pelo Senar-MT em parceria com sindicatos rurais, está sujeita a modificações em função dos decretos municipais e estaduais, relacionados à pandemia de Covid-19.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink