Agronegócio

SENAR-MT elabora um novo programa para formar líderes que irão atuar no campo

Preparar líderes para atuar no setor agropecuário é com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).
Por:
913 acessos

Preparar líderes para atuar no setor agropecuário. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e parceiros investem na elaboração e formatação de mais um programa, o Jovem Protagonista. Uma das metas deste conjunto de programas é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância da preparação de lideranças para atuarem no setor agropecuário.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado, enumera os programas: Filhos no Campo, que atende crianças de sete a 12 anos, já oferecido pelo SENAR-MT; Jovem Protagonista, que está em fase de elaboração e atenderá os adolescentes de 12 a 18 anos. "Já para os jovens de 18 a 24 anos, temos o Futuros Produtores e, ao completar 24 anos, a pessoa pode ingressar no CNA Jovem. Quem quiser continuar se qualificando e capacitando depois dos 30 anos, temos o Academia de Liderança", acrescenta.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, explica que a ideia do programa Jovens Protagonistas, que está em fase de elaboração, é mostrar que o campo oferece oportunidade em diversas carreiras promissoras. "É o momento em que o adolescente está na fase de escolher a profissão e, com este programa, ele terá a oportunidade de optar por ser um cientista do campo. É o momento de conhecer como funciona cada elo das cadeias produtivas".

Já o Filhos no Campo tem como objetivo mostrar o dia a dia de uma propriedade rural para as crianças de sete a 12 anos que vivem nas cidades de Mato Grosso. A ideia é demonstrar de onde vem o leite, os ovos, as frutas e os legumes.  Em 2015, o SENAR-MT e parceiros 

levaram mais de 4 mil crianças para conhecerem melhor o cotidiano produtivo de uma fazenda.

Após participar dos dois primeiros programas, o jovem de 18 anos pode ingressar no Futuros Produtores. Ele tem o objetivo de incentivar os jovens a ampliar a visão das possibilidades de realização profissional e pessoal dentro do setor agropecuário.

Ao completar 24 anos, chega a hora de participar do CNA Jovem, promovido pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e realizado em Mato Grosso pelo SENAR-MT. Neste programa, os jovens recebem orientação e montam projetos propondo soluções para desafios do setor agropecuário. "Um dos nossos cases de sucesso já apresentado é o Imea, nosso Instituto de Economia Agropecuária, nosso principal instituto de dados agropecuários sobre Mato Grosso no país", informa o presidente.

Para concluir essa formação, o participante pode ingressar na Academia de Liderança. Este é um programa que, além do conteúdo teórico que inclui assuntos como Sistema Sindical, liderança situacional no agronegócio e vários outros, os integrantes ainda têm a oportunidade de conhecer como funcionam órgãos como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e Executivo Estadual.

Além disso, também fazem uma viagem a Brasília para conhecerem como funcionam vários órgãos e entidades que dão suporte ao setor agropecuário de Mato Grosso, como o Sistema CNA/SENAR, o Sistema FAMATO/SENAR, a Aprosoja Brasil e o Instituto Pensar Agro (IPA). Os participantes ainda recebem informações sobre a estrutura e a atuação do Ministério da Agricultura, do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Furlanetto comenta que entre 2014 e 2015 a produção de quilos de bezerro desmamado na Fazenda São Marcelo subiu 20%. Aumentou na mesma área, com a mesma equipe, explorando e intensificando a produção". O gerente técnico da Fazenda São Marcelo frisa que a tecnologia da precocidade é colocada no mercado por meio de touros produzidos na Fazenda São Marcelo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink