CI

Senar-MT está cheio de novidades em 2012

Entre os destaques, mecanização e cadeia leiteira

Entre os destaques, mecanização e cadeia leiteira
 
Neste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está cheio de novidades para os produtores e trabalhadores rurais. Entre elas, está a oferta de mais um curso ligado à área de mecanização agrícola. Trata-se de um treinamento de agricultura de precisão - uma prática adotada em algumas lavouras mato-grossenses e que permite aos produtores utilizarem tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. O objetivo é reduzir os custos de produção, diminuir o uso de defensivos agrícolas e aumentar a produtividade.

"Nós estamos passando por uma profunda discussão, não só no Senar de Mato Grosso, mas no nacional também, para incluir, além da agricultura de precisão, outros treinamentos na área de tecnologia de ponta. Queremos que o Senar se destaque numa posição de vanguarda para esse tipo de curso. Serão treinamentos para que produtores de pequeno, médio e grande portes e trabalhadores rurais operem máquinas com alta tecnologia?, informa o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho. O Senar oferta qualificação rural tanto para produtores como para trabalhadores rurais.

Além do curso de mecanização agrícola, o Senar ofertará em 2012 turmas de Jovem Aprendiz para jovens com faixa etária entre 18 e 21 anos. O treinamento começa a partir de março, e ao fim da programação, os jovens formados estarão aptos para trabalhar em grandes empresas. "Como temos uma legislação que obriga grandes companhias a contratarem jovens nessa faixa etária, esse programa foi criado para atender exatamente a essa demanda, também na área de mecanização", esclarece Mattosinho. Atualmente, o Senar já oferece curso para menores aprendizes, com idade de 14 a 18 anos.

Outro destaque do ano serão os cursos focados na cadeia leiteira de Mato Grosso. Segundo Mattosinho, estão previstas aproximadamente 600 horas de treinamentos para produtores de leite da agricultura familiar, que irão aprender desde as técnicas mais básicas até as mais avançadas para produzir leite com mais qualidade, menos custo e maior garantia de renda ao trabalhador.

O Programa Empreendedor Rural (PER) também estará em evidência em 2012. As pessoas que participam deste programa aprendem a gerir a propriedade como uma empresa rural. Após o curso, o participante adquire uma visão mais clara do seu papel na sociedade e sobre como utilizar os recursos de forma eficiente e a favor do bem-estar social. "A maioria dos produtores domina muito bem a parte técnica da fazenda, como a utilização de máquinas e equipamentos. Mas pecam quando o assunto é planejamento. É por isso que este programa busca desenvolver competências empreendedoras no produtor", pondera Mattosinho. Os alunos aprendem a fazer projetos de viabilidade econômica da fazenda e passam a ter conhecimento mais rigoroso dos números.

O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. A entidade faz parte do Sistema Famato, assim como os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso - representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) -, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.