Senar promove maratona tecnológica para o agro

Agricultura

Senar promove maratona tecnológica para o agro

Senar promove uma maratona em que profissionais de tecnologia irão propor soluções inovadoras para os desafios propostos por fruticultores da Bahia
Por:
28 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove a partir da sexta-feira (7) uma maratona em que profissionais de tecnologia irão propor soluções inovadoras para os desafios propostos por fruticultores da Bahia. O Inova.Farm é realizado em parceria com a Agência Nacional de Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A maratona terá duração de 52 horas ininterruptas, a partir das 19h desta sexta, no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, na Bahia. Ao final do desafio, os participantes terão que identificar soluções para o problema real identificado pelos produtores da região: a falta de monitoramento de plantas em um pomar.

Durante o desafio, aproximadamente 100 produtores rurais passarão pelo Centro de Excelência para acompanhar os trabalhos. Os integrantes do grupo vencedor serão premiados com uma impressora 3D.

De acordo com o coordenador de Inovação do Senar, Paulo Sérgio Araújo, a ação vai possibilitar aproximar os produtores rurais de iniciativas tecnológicas voltadas para o agronegócio. “Essa ação será possível por meio das conexões da comunidade local que fazem parte do ecossistema onde estão envolvidos, além dos produtores rurais, universidades, fornecedores, sindicatos, startups, aceleradoras de empresas e o próprio Sistema CNA”, destacou.

Para a resolução do problema serão levados em consideração alguns critérios: criação de uma unidade integradora de informação sobre plantas em um pomar; informações meteorológicas e informações sobre plantas; compreensão sobre incidência de pragas e verificação do bem-estar vegetal; identificação de classes de solos, atendendo às características da região, particularmente de Juazeiro e Petrolina e transmissão online e todas as informações devem estar concentradas em uma plataforma com excelente usabilidade.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink