Senar-RS promove oficinas de artesanato em lã durante a Expointer

Agronegócio

Senar-RS promove oficinas de artesanato em lã durante a Expointer

As oficinas serão promovidas nos dias 4 e 5 de setembro
Por: -Janice
678 acessos
Produtores e trabalhadores rurais que estiverem visitando a Expointer 2009 poderão aprender técnicas de tecelagem em lã e a avaliar peças de artesanato em lã crua e peles ovinas. As oficinas serão promovidas nos dias 4 e 5 de setembro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), durante o Sétimo Congresso Mundial de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

As demonstrações são baseadas em cursos oferecidos pelo Senar, com a confecção de peças em lã de animais que são selecionados e melhorados geneticamente com raças naturalmente coloridas. O objetivo é sensibilizar os participantes para a importância da formação profissional nas atividades relacionadas ao artesanato, visando alternativas de renda.

Serão realizadas duas oficinas:

Dia 4 de setembro - Técnicas de trançados em lã, ministrada pelo instrutor Paulo Xavier, a partir das 9h, no auditório do Senar-RS (carga horária: 8 horas).

Serão apresentados os tipos de lã; como efetuar a lavagem e o tingimento; como abrir, cardar e fiar na roca; preparação do tear: primitivo, com pente e com pregos; tecelagem da lã: amostra com variação de pontos e acabamentos.

Dias 4 e 5 de setembro – Técnicas de avaliação de peças de artesanato em lã e peles ovinas, ministrada pela instrutora Luciana Maciel Viana, no estande da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (carga horária: 16 horas).

Será demonstrado como avaliar a torção do fio, se torcido demais ou de menos é descartado; uniformidade do fio (fino ou grosso); limpeza; odor (cheiro de lanolina); tingimentos (somente naturais). Fio misto: lã misturada à outra fibra, desde que tenha no mínimo 50% de lã. Já nas peças prontas são avaliadas as técnicas utilizadas: criatividade, originalidade, caimento (se peça de vestuário), acabamentos e funcionalidade. As informações são da assessoria de imprensa do SENAR-RS.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink