CI

Senar/SC oferta 36 cursos gratuitos em agosto no Vale do Itajaí

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 16 municípios


Foto: Pixabay

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promove em agosto 36 cursos em 16 municípios do Vale do Itajaí catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 197 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde no Estado para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No Vale do Itajaí, o destaque é para treinamentos sobre Irrigação - Aplicações, Manejo e Fertirrigação, Floricultura, Manejo de Colmeia, Primeiros Socorros e Instalação e Manutenção de Redes Elétricas.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, sublinha que a qualificação técnica é um diferencial no campo e fortalece o setor formado por 500 mil produtores rurais em 183 mil propriedades no Estado. “Os treinamentos contribuem para o aumento da produtividade, para a melhora de vida das famílias e para o desenvolvimento local”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os cursos promovem inovação e empreendedorismo. “Os produtores aprendem novas atividades e podem aumentar seus negócios, o que ajuda a melhorar a renda e a qualidade de vida no campo. São atividades que atendem às medidas preventivas necessárias para o momento e que são relevantes para o setor que não parou as atividades para garantir segurança alimentar aos consumidores”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.