CI

Sensação térmica no Paraguai atinge os 55°C

Em imagens de satélite, a temperatura do solo chega perto dos 65°C


Foto: Pixabay

A forte onda de calor que atinge o centro sul do continente, está pegando em cheio o Paraguai e o norte da Argentina. A temperatura do ar em algumas regiões passa dos 40°C há vários dias desde o começo do ano, além disso houve um aumento exponencial no número de focos de incêndio, sobretudo ao norte da Argentina e Sul do Paraguai. 

Circula nas redes sociais um vídeo de dois pecuaristas jogando água no gado, na tentativa de aliviar o forte calor sentido pelos animais. As temperaturas extremas, podem sim causar a morte dos animais, a exemplo disso, no decorrer desta semana pelo menos 400 mil aves morreram no Uruguai, por conta das temperaturas extremas.

Fonte: clique aqui.

Além disso, com a falta de chuvas e o tempo mais aberto, em grande parte da região, as temperaturas do solo também atingem patamares extremamente altos. Na última quinta-feira (20/01) o satélite norte americano Terra, registrou temperaturas do solo acima dos 64°C (338 Kelvin) entre o sul do Paraguai e norte da Argentina.  

A temperatura máxima no dia 20 de Janeiro foi registrada pela estação meteorológica localizada no Destacamento Militar Tte. Esteban Martinez atingiu os 43.7°C no departamento de Presidente Hayes, no oeste do país. Seguida por 42.1°C, também no mesmo departamento e de 41.8°C na Base Aérea Nueva Asunción em Boquerón. 

Com essas temperaturas, a sensação térmica passa facilmente dos 50°C, o cálculo leva em consideração a temperatura e umidade presente no ar.  No caso de um registro de 43.7°C e umidade de 35%, a sensação térmica atinge os 55°C.

Vale ressaltar que em muitas localidades não há um registro oficial das temperaturas, então é possível que estes valores sejam subestimados.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.