CI

Seringueira: nova sistemática de produção de mudas é demonstrada

O estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural


A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta na 20ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia em Ação - uma nova sistemática de produção de mudas de seringueiras. Engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas estão à disposição do público para mostrar as vantagens do sistema. 


O estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural, sendo responsável por 55% da produção nacional. Em 2011/12, a Defesa Agropecuária, em parceria com a Unesp/Jaboticabal, realizou um levantamento amostral das mudas de seringueiras, com o objetivo de detectar a presença de nematóides. O trabalho mostrou que 74% das amostras estavam contaminadas pelo nematóide Pratylenchus sp e 35% pelo nematóide Meloidogyne. O nematóide é uma praga de solo que ataca as raízes da cultura de seringueiras e de várias outras espécies vegetais como café, goiaba, olerícolas e soja.

Segundo Paulo Fernando de Brito, engenheiro agrônomo da Defesa Agropecuária, “isto ocorre porque a muda é produzida em contato direto com o solo, muita vezes, durante dez a doze anos no mesmo local, aumentando consideravelmente a fonte de inóculo das pragas de mudas de seringueira”.

Com base nessa realidade, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, preocupada com a sanidade da produção das mudas, incentiva a mudança do tradicional sistema em sacolas plásticas com terra, ou com o plantio direto no solo, para o sistema de produção de mudas em bancadas suspensas, em sacolas plásticas com substrato.


“O produtor tem como vantagens uma muda de melhor qualidade genética e sanitária e, comprovadamente livre de nematóides. Terá também um sistema radicular mais vigoroso que o tradicional, facilitando o pegamento das mudas, reduzindo, portanto, a mortandade no plantio, um dos grandes problemas na implantação do seringal”, acrescenta Brito.

O viveiro pode ser visitado no estande externo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A 20ª Agrishow vai até o dia 03 de maio, no Centro de Cana do IAC/Apta, em Ribeirão Preto- SP.

CONTATO:
Assessoria de Imprensa/Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Tel.: (19) 3045-3350
Teresa Paranhos 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.