CI

Setor agropecuário discute cadeia da uva em Goiás

"Há muitos esforços individuais no cultivo da uva que, uma vez concentrados, poderiam compor uma força produtiva a mais"


Uma nova reunião do grupo de trabalho que estuda o potencial da vitivinivultura em Goiás acontece nesta terça-feira, na sede da Seagro, às 16h30. Na ocasião, vão ser discutidas as estratégias para a concretização da atividade em Goiás. Durante o encontro, uma equipe do Sebrae vai se posicionar quanto à possibilidade de elaboração de um plano estratégico de implementação da cadeia no Estado, além de analisar o que pode ser feito com os arranjos produtivos já existentes. Uma das expectativas para o encontro é a apresentação do relatório da equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia - Sectec, que analisa a situação atual do Centro Tecnológico de Vitivinicultura de Santa Helena.


Segundo o superintendente de Políticas Agrícolas da Seagro, Joaquim Saêta Filho, há em Goiás muitos esforços individuais no cultivo da uva que, uma vez concentrados, poderiam compor uma força produtiva a mais no Estado. O assessor técnico da Seagro, Rogério Avellar, que acompanha os trabalhos, explica que a vitivinicultura é uma atividade que demanda alto investimento por área, mão de obra especializada, além de forte sinergia com a pesquisa e a extensão rural.

Avellar esclarece que no estágio em que se encontra a vitivinicultura goiana, em que pese o potencial produtivo e mercadológico, é necessário concentrar esforços no sentido de realizar estudos mais aprofundados sobre a adequação do perfil dos agentes envolvidos, a disponibilidade de recursos humanos e financeiros e em relação a infra-estrutura logística para o sucesso da atividade. “A utilização dos arranjos produtivos já em funcionamento, dos convênios estruturados, das instalações construídas (Centro Tecnológico de Vitivinicultura), devem ter prioridade, pois desta forma teremos maior foco e racionalidade no aproveitamento dos recursos, além de uma resposta mais rápida e consistente das ações empreendidas pelos nossos parceiros”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.