CI

Setor avícola comemora expectativa de crescimento de 2% em exportações em 2017

Número foi apresentado durante palestra do presidente da ABPA, Franscisco Turra, no evento


A expectativa de crescimento de aproximadamente 2% nas exportações avícolas brasileiras nesse ano foi comemorada durante o V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), que reuniu mais de 400 pessoas envolvidas com o setor. O número foi apresentado pelo presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, durante sua palestra no evento, com o tema as "Perspectivas da avicultura em 2018".

"Sobre a crise econômica, nós [agronegócio] contribuímos de uma maneira extraordinária: o PIB do agro cresceu 15%. A avicultura não teve desemprego, não vimos uma crise tão profunda.", analisou Turra. Sobre os desafios do ano, destacou a importância da atuação da entidade junto aos órgãos que representam o setor. Já para 2018, o executivo alerta que "ainda há muita coisa para se definir, mas o consumo mundial está aquecido, a produção mundial caiu, o consumo subiu 4,5% e a produção 0,8%. Isso é um bom indicador para países como o Brasil que podem crescer", afirmou.

Enquanto o consumo cresce, as exigências e valores do consumidor também se alteram. Em sua palestra "Perspectivas do mercado mundial de carnes", o especialista em comércio internacional, Osler Desouzart, mostrou a evolução desta percepção. De acordo com ele, nas décadas de 60 e 70, as preocupações eram a quantidade e o prazo de entrega do produto. "Atualmente eu tenho um consumidor que diz 'eu sou o teu presidente’, você tem que atender às minhas exigências e incidentalmente eu não tenho a menor ideia de qual seja'", destacou.

Para se manter competitivo no mercado, uma das palavras imprescindíveis em uma empresa é gestão. O "Controle de custos da produção avícola", por exemplo, está dentro dessa função, e foi o tema da palestra do suporte técnico internacional da Cobb-Vantress, Vitor Hugo Brandalise. A dica do especialista é focar mais em custo de produção do que eficiência operacional. "Muitas vezes a eficiência, somente resultado de desempenho, não é o mais econômico. Então nós temos que trabalhar muito em custo", declarou.

Além da gestão dos custos, o cuidado com a equipe é essencial. "Esse negócio chamado avicultura depende de pessoas, tanto as que lideram quanto as que são lideradas. São os técnicos que estão visitando as propriedades rurais e também os proprietários do local. Nós não lidamos diretamente com os animais, nós lidamos com um conjunto de fenômenos que passa pelo ser humano", afirmou o especialista em nutrição animal e diretor global de contas estratégicas da Cargill Animal Nutrition, Mário Penz, que ministrou sua palestra "Liderança e gestão de pessoas.

Sanidade e bem-estar

Assuntos técnicos também pautaram as discussões do V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo. Entre os temas "OIE: Sanidade Avícola", trazido pelo representante Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Luis Barcos, "Aditivos: Alternativa aos antibióticos", palestrado pelo gerente técnico da Anpario, Leonardo Aguiar do Amaral, e "Nutrição matriz pesada: foco na progênie", ministrado pelo assessor técnico da Vaccinar, Cláudio Franco. Também fizeram parte da programação de palestras: "Controle das salmoneloses através da biosseguridade", apresentada pela gerente de produtos da Zoetis, Eva Hunka, e "Defesa Sanitária: Como superar nossos desafios", do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, a principal proposta desta edição do evento foi apresentar soluções e perspectivas para os próximos anos. "Tivemos a presença de especialistas de todas as estapas da cadeia produtiva. Com isso, foi possível entender as transformações e tendências em todos os processos", ressaltou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.