CI

Setor de transportes preocupa entidades

Bloqueio de algumas cidades é o principal empecilho


Foto: Arquivo Agrolink

O primeiro grande problema que o setor do agronegócio brasileiro vem enfrentando é o transporte, segundo informou o vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Hélio Sirimarco. De acordo com ele, os alimentos perecíveis, entre eles, legumes e verduras, demandam entregas mais rápidas e os bloqueios em algumas cidades estão dificultando esse processo. 

Ele explica que as recentes decisões anunciadas por governadores e prefeitos de bloquear estradas e de impedir o tráfego de caminhões têm prejudicado o setor, “principalmente em relação aos hortifrutis”. 

O vice-presidente lembrou que a Procuradoria Geral da República ingressou em 31 de março com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender a determinação de bloqueios. Com isso, ele diz, abastecimento e consumo interno deverão ser normalizados. 

“Para se ter uma ideia, nós exportamos um grande volume de mamão para a Europa, que é um grande mercado importador. Em função da paralisação dos voos nos países consumidores, esse quadro mudou. Em janeiro e fevereiro, as exportações brasileiras de mamão estavam a todo vapor; em março, já começaram a ser impactadas e os embarques deixaram de acontecer. 90% das exportações de mamão são realizadas via aérea, em razão da fragilidade do produto”, completa. 

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informou que consumo de frutas no Brasil caiu de forma considerável. Segundo a pesquisadora Marcela Barbieri, na primeira semana de isolamento social houve um “boom”. “As vendas estão ainda piores para aqueles produtores rurais que trabalhavam com o mercado institucional, como escolas”, afirmou Marcela.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.