CI

Setor lamenta perda do pesquisador Vidal Pedroso

Referência na pecuária de corte e leite faleceu aos 80 anos


Foto: Divulgação

Faleceu na última sexta-feira (30), em Sorocaba (SP), o professor e pesquisador Vidal Pedroso de Faria. Agrônomo, Pedroso é referência para o agro e na carreira acadêmica, compartilhando ensinamentos nas áreas de leite, pecuária de corte e nutrição. Ele estava aposentado desde 1995, e ainda contribuía com o seu conhecimento. Era professor Emérito da Esalq, onde atuou no departamento de Zootecnia. 

Nascido em Pouso Alegre (MG), em 5 de maio de 1940, ingressou como estudante de Engenharia Agronômica em 1960 e, para concluir o curso, em 1964, escolheu a especialização em Zootecnia. Em sua carreira ainda fez mestrado em 1968, em Animal Science pela Ohio State University; doutorado em 1971, na área de Ciência Animal e Pastagens, na Universidade de São Paulo. Em seguida vieram dois pós-doutorados: um em 1978, pela Michigan State University, e outro em 1979 pelo Grassland Research Institute(1979). Publicou 253 artigos técnicos e científicos, além de orientar 22 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.

Seu primeiro emprego foi na Fazenda Ipanema, do Ministério da Agricultura, mas em agosto de 1965, a convite do professor Aristeu Mendes Peixoto, foi contratado pelo Departamento de Zootecnia da Esalq. Entre 1987 e 1989 ocupou o cargo de administrador do campus Luiz de Queiroz e, entre 1992 e 1994, chefiou o departamento de Zootecnia da Esalq, sendo responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação em nutrição, produção e manejo de bovinos leiteiros e de corte. 

Entre as inúmeras distinções e reconhecimentos recebidos, destaca-se o prêmio concedido em 1995 pela American Dairy Science Association, que o reconheceu pelos serviços prestados à pesquisa e extensão em produção de leite. Foi o primeiro cientista do hemisfério sul a receber a láurea.

Entre novembro de 1992 e abril de 2015, o professor Vidal Pedroso de Faria assinou os editoriais da revista Balde Branco, publicação especializada no setor pecuarista leiteiro.

Debruçou-se nessa tarefa com o objetivo de transferir seu conhecimento para profissionais do setor leiteiro do Brasil. Todo este trabalho encontra-se compilado na obra “Pensando o Leite”, lançado no Salão Nobre da Esalq em novembro de 2015.

Sobre a atividade docente, proferiu a seguinte frase durante à entrevista ao Projeto Memória: “O bom de ser professor é poder conviver com jovens, estimula bastante nossa atividade e mantém nosso espírito jovem. Mas me aposentei porque acredito que tinha que dar oportunidades aos jovens que estavam chegando”.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.