Setor sucroalcooleiro: um novo começo


Agronegócio

Setor sucroalcooleiro: um novo começo

Mudanças nas tarifas de etanol americano e boas perspectivas para o açúcar
Por:
866 acessos
Mudanças nas tarifas de etanol americano e boas perspectivas para o açúcar

De acordo com a Archer Consulting – empresa especializada em gestão de riscos para o agronegócio, o custo de produção do açúcar apurado, considerando o CONSECANA médio da safra e o dólar médio dos últimos 30 dias, está em 36,4817 reais por saca na usina, sem custo financeiro. Há um ano, o custo para se produzir açúcar era de R$ 28,3371 por saca.

“O segundo semestre passado foi praticamente dominado pela crise na Europa e a trajetória do preço do açúcar foi determinada por fatores fora do comum, pois vimos os preços despencarem de 31,85 centavos de dólar por libra-peso para um mínimo de 22,62”, avalia Arnaldo Corrêa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting.
Segundo ele, quando todos pensavam que o mercado iria quebrar o suporte psicológico de 24 centavos de dólar por libra-peso na quarta-feira passada, eis que a Bolsa NY despencou em queda livre como se tivesse pisado em falso à beira do precipício.

“Com essa total falta de volume em função das festividades de final de ano, o vencimento março/2012 negociou apenas 6.000 lotes nos futuros naquele dia (o resto foi spread). A volatilidade subiu um pouco pela procura das puts (opções de venda) e no final, vale aquela máxima de que quem tem frieza nesses momentos acaba fazendo bons negócios. Foi mais uma boa oportunidade de compra”, afirma sobre a análise da última semana de negócios de 2011.

Para Arnaldo, de qualquer forma, o setor pode comemorar uma nova conquista: 2012 começa sem a tarifa americana sobre o etanol importado e sem os subsídios que o governo americano concedeu ao etanol de milho ao longo de mais de três décadas. “Isso, sem dúvida, se deve muito ao forte trabalho de bastidores feitos por entidades do Brasil, como a UNICA”, acredita Arnaldo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink