Setor sucroalcooleiro enfrenta impactos dos preços no mercado externo
CI
Agronegócio

Setor sucroalcooleiro enfrenta impactos dos preços no mercado externo

Usinas podem apresentar margens negativas
Por:
Usinas podem apresentar margens negativas

De acordo com estudos da Archer Consulting – empresa de gestão de risco em commodities agrícolas – o custo de produção do açúcar, considerando o Consecana médio da safra e o dólar médio dos últimos 30 dias, está em 36,60 reais por saca na usina sem custo financeiro.

Para o gestor de risco Arnaldo Corrêa, diretor da Archer Consulting, a questão agora passa pela discussão em torno da entressafra de cana-de-açúcar do Centro-Sul, que está sendo considerada pelo mercado mais longa do que se esperava. “Além disso, outros fatores podem pesar nos preços do açúcar neste momento. A Tailândia, por exemplo, parece apresentar problemas logísticos para escoar sua safra”, comenta sobre o impacto que isso pode causar nos preços do açúcar no mercado internacional.

Ainda segundo dados da consultoria, a margem líquida das usinas no Brasil pode ser negativa. “Se considerássemos como preços médios os valores de fechamento do açúcar no mercado interno e externo e os preços do etanol no mercado interno da última semana, a estimativa é que as usinas estariam ganhando, em média, US$ 3,15 por tonelada de cana moída, sem o custo financeiro. Mas se descontarmos o custo financeiro, essa margem se torna negativa”, explica Arnaldo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.