CI

Sexta-feira será de chuva no Norte do Brasil

Já no Sul, tempo permanece seco


Foto: Marcel Oliveira

A sexta-feira (30.04) deverá ter poucas alterações em comparação a quinta-feira. As chuvas ficarão concentradas na faixa Norte do país. Ao mesmo tempo, a massa de ar seco e frio permanece atuando na faixa Centro-Sul do país, impedindo a formação das nuvens carregadas. 

A condição de tempo seco, permanecerá até pelo menos a metade da próxima semana na região sul. Esta situação será ainda mais intensa entre a metade sul do centro-oeste, principalmente no MS, e parte do sudeste e ao oeste do estado da Bahia, onde os modelos de previsão do tempo indicam baixos volumes de chuvas pelo menos para os próximos 15 dias.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
Devido à forte influência termodinâmica, ou seja, o forte calor e a grande quantidade de umidade disponível no ar, são esperadas pancadas de chuvas entre o AM, RR, PA, e de forma mais isolada no TO. Já nos estados do  AC e RO o tempo ficará firme devido a atuação da massa de ar seco e ameno. Ao passo que no estado do AP e norte do PA os acumulados podem atingir a marca dos 30 mm no decorrer do dia, sob a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Região Nordeste
De maneira geral, o tempo será mais seco no interior da região, especialmente no oeste do estado baiano. Porém, a influência da ZCIT ao norte do MA, PI e CE favorece para a formação de nuvens carregadas e há condições para chuvas localmente fortes. Outra contribuição para as chuvas na região nordeste, fica para a influência dos ventos que sopram de leste, carregando a umidade do mar para a costa da região, assim entre o leste da BA, e litoral de SE, AL, PB, PE até o RN há condições para pancadas isoladas, mas que poderão provocar acumulados na ordem dos 30 mm especialmente no Recôncavo Baiano. 

Região Centro-Oeste
O reforço das instabilidades ao norte do estado do MT fortalece a formação de chuvas que poderão ser localmente fortes, especialmente no nordeste do estado. Essas instabilidades poderão ser presentes no estado do GO, mas com menor intensidade. Apesar da possibilidade de chuva ao norte da região centro-oeste, o tempo ficará firme no oeste do MT, sul de GO e em todo o estado do MS. Sobre as temperaturas, o dia ainda amanhece ameno, especialmente ao sul do MS, mas com temperaturas próximas dos 15°C e seguindo em rápida elevação no período diurno, podendo superar os 34°C ao sul do MT. Vale destacar também o estado de atenção em relação à umidade relativa do ar, que poderá ficar abaixo dos 30% em algumas áreas no MS. 

Região Sudeste
Tempo seco em toda a região sudeste. Apesar de que no litoral da região, haverá uma maior variação de nebulosidade, devido à influência da circulação marítima, não há condições para chuvas significativas. Novamente o dia será marcado por manhãs amenas, com temperaturas próximas dos 15°C no oeste de SP, e abaixo dos 10°C nas áreas serranas entre MG, SP e RJ. No entanto, os termômetros seguem em rápida elevação no período do dia, e as temperaturas máximas podem superar os 30°C no oeste paulista. 

Região Sul
O frio diminui na região sul, diminuindo também a condição para a formação de geadas. Mas essas condições ainda persistem nas áreas mais altas dos estados, especialmente na serra catarinense. Desta forma, ainda são esperados amanhecer frio, com temperaturas abaixo dos 5°C nas áreas de serra e próximo dos 10°C nas demais regiões, exceto no litoral dos estados. E sob a atuação da massa de ar frio e da alta pressão, fica inibida a formação de nuvens carregadas, portanto não são esperadas chuvas para a região. No litoral do estado do PR, haverá uma maior variação de nebulosidade devido à umidade marítima, porém sem provocar chuvas. 

Veja os mapas de como ficam as temperaturas e as chuvas:

Chuva:



Temperatura Máxima:

Condições Para formação de Geada:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.