CI

Shopping Lajeado terá Feira de Agricultores Agroecologistas

Está marcada para a próxima quarta-feira, a inauguração da Feira de Agricultores Agroecologistas que ocorrerá no primeiro piso do Shopping Lajeado


Está marcada para a próxima quarta-feira (10/10), a partir das 16h30 se estendendo até às 20h, a inauguração da Feira de Agricultores Agroecologistas que ocorrerá no primeiro piso do Shopping Lajeado. O espaço contará com a oferta de produtos orgânicos certificados e em processo de transição, cultivados por agricultores de Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Arroio do Meio e Lajeado. O lançamento da feira coincide com as ações promovidas dentro da Semana da Alimentação do RS, celebrada entre os dias 15 e 21 de outubro, tendo como tema ?Alimento saudável ao seu alcance?.

A feira do shopping se junta a outros dois espaços para a comercialização de produtos de base ecológica, o da Univates e o da Praça João Zarth Sobrinho (do Papai Noel), consolidando um movimento que pensa o cultivo qualificado em circuitos curtos. ?Nesse sentido, a realização de feiras orgânicas gera oportunidades de desenvolvimento e circulação de renda que não se evade para outras regiões, ao mesmo tempo em que promove a saúde à população?, destaca o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi.

Para Bernardi, tal estratégia é reconhecidamente ?moderna e inteligente?, uma vez que está alinhada ao que prega a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que é o estímulo à reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. ?Assim, não temos dúvida de que esta feira será um sucesso, já que os consumidores têm ressignificado os seus atos de consumo, levando as suas mesas alimentos seguros, livres de resíduos químicos e com frutas e verduras que possam, de fato, ser consideradas sinônimos de saúde?, afirma.

Uma última reunião realizada na quarta-feira (03/10) alinhou os últimos detalhes entre produtores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e representantes da Prefeitura de Lajeado para a inauguração do espaço, que funcionará todas as quartas-feiras, no mesmo local e horário. Parafraseando o pensador liberal indiano Amartya Sem, autor do livro Desenvolvimento Como Liberdade, Bernardi reafirma o fato de que ?Lajeado vem ampliando a democracia?, já que multiplica os espaços e as possibilidades de os indivíduos fazerem as suas escolhas.

Serviço
O que: Feira de Agricultores Agroecologistas
Onde: Primeiro piso do Shopping Lajeado
Quando: todas as quartas-feiras, a partir de 10 de outubro, às 16h30

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.