CI

Show Rural também abre espaço à solidaried?ade

Voluntários estimulam conscientização sobre a doação de córneas durante o Show Rural


Voluntários estimulam conscientização sobre a doação de córneas durante o Show Rural
No Show Rural Coopavel deste ano também há espaço para ações de solidariedade. Voluntários do Banco de Olhos de Cascavel estão no evento, durante toda a semana, realizando atividades de conscientização e de estímulo à doação de córneas. A instituição está em funcionamento há seis anos e, em todo seu período de atuação, já foi responsável pela captação de mais de 3.400 córneas.

Atualmente, o Banco de Olhos é o campeão em transplante de córneas no Estado, representando mais de 50% do total de doações no Paraná. Graças a este desempenho, em Cascavel, as filas para transplantes estão praticamente zeradas. O receptor se cadastra na Central Estadual e em um prazo médio de 30 a 60 dias já terá feito o procedimento.

A instituição é mantida pelo Hospital de Olhos de Cascavel, que é apontado por especialistas do setor como um dos mais bem equipados de toda a América Latina e conta com o apoio de parceiros estratégicos, como Acesc, IML, Central de Transplantes, hospitais, Centro de Voluntários, equipes de enfermagem, classe médica, clubes de serviço e da própria imprensa, que contribui com mensagens de estímulo à doação.

Sua estrutura disponibiliza tecnologia de última geração, com laboratório específico e equipamentos para preparação e avaliação das córneas captadas, profissionais certificados pela APABO (Associação Panamericana em Bancos de Olhos) para atuação específica no setor. A qualidade do atendimento e a equipe médica qualificada proporcionam suporte às mais avançadas técnicas de transplante de córneas, oferecendo aos pacientes excelência no tratamento e na recuperação da visão.

Mobilizações de incentivo à doação de córneas, como a que está sendo realizada durante o Show Rural, são ações rotineiras da instituição e, também, do Hospital de Olhos de Cascavel. As mais recentes campanhas de conscientização aconteceram durante o Dia de Finados e o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O Banco de Olhos é uma organização sem fins lucrativos que abrange todo o Oeste e Sudoeste do Paraná, sendo responsável por receber doações, preparar e distribuir as córneas para os transplantes. O serviço oferecido pela instituição é gratuito e as pessoas que recebem os olhos devem estar numa lista de espera, a qual é controlada pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado, seguindo a ordem cronológica de inscrição. Para se tornar um doador, é muito importante que a pessoa manifeste entre seus familiares o desejo de doar a sua córnea.

Contatos para a doação de olhos podem ser mantidos a qualquer hora e dia, pelo (45) 9973-4010 ou de segunda a sexta-feira, até 22 horas e aos sábados até 18 horas pelo (45) 2101-4242.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.