CI

Silo bolsa barateia o custo de armazenagem e flexibiliza período de venda de grãos

Os principais interessados são médios e grandes produtores rurais, que muitas vezes já têm silos estáticos na fazenda


O produtor que investe em armazenagem na fazenda economiza gastos com transporte, permanece com o produto disponível no local de produção e pode aguardar para vender grãos durante a entressafra, em momentos que os preços estejam mais lucrativos. Há várias opções de silos no mercado, um deles é o silo bolsa. Conheça o custo-benefício desse modelo de armazenagem.

Silo bolsa vale a pena?

O armazenamento de grãos com silo bolsa cresce a cada ano, com a vantagem de ser uma solução rápida e com um custo mais baixo. O aumento na produção de grãos é um fator que deve favorecer a demanda por esse tipo de serviço, de acordo com o diretor da Ipesa do Brasil, Demian Baum. “O perfil do produtor que procura silo bolsa é o de quem valoriza a comercialização e não vê a sua função só na lavoura”, conta Baum. 

Segundo o diretor da Ipesa do Brasil, os principais clientes são médios e grandes produtores, que muitas vezes já têm silos estáticos. O objetivo ao investir em silo bolsa é diversificar ou ampliar a capacidade de armazenamento ou arrumar uma solução a curto prazo.

Mercado de armazenagem de grãos

Baum estima que, em 2016, o mercado brasileiro adquiriu aproximadamente 60 mil unidades de silo bolsa. A Ipesa é uma empresa argentina que atua no Brasil desde 2003 e somente no ano passado viu a demanda cair, por causa da crise econômica. “Em 2017 nós acreditamos que a participação do silo bolsa vai aumentar no mercado brasileiro em mais de 50%, podendo chegar a 100 mil silo bolsas”, diz Baum.

Por que investir em silo bolsa?

Capacidade: de 180 a 250 toneladas por bolsa.

Tempo de entrega: semanas, a depender do local.

Custo: a partir de R$ 1.500.

Vida útil: o material tem durabilidade de 10 anos. Mas, após o início da armazenagem, dura 18 meses. 

Tempo de armazenagem: 18 meses. 

Dica: para usar o silo bolsa o produtor vai precisar de uma ensiladora ou embutidora e também uma máquina extratora de grãos. O custo dessas máquinas não chega a R$ 100 mil. Para quem não quer comprar, existem empresas que terceirizam o serviço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.