CI

Simpósio da Pecuária Leiteira acontece hoje na Agroleite (PR)

Evento deve ser acompanhado por 400 pecuaristas da região. Chuva de ontem não impediu participação em massa de suinocultores em palestras


A edição 2008 da Agroleite, exposição que acontece até sábado em Castro, será marcada pelo 4º Simpósio Internacional de Pecuária Leiteira. O evento acontece hoje e contará com três palestras técnicas. Os 500 pecuaristas aguardados terão a oportunidade de conversar com o palestrante Marcos Neves Pereira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor falará sobre a relação dos níveis de gordura e proteína com a alimentação das vacas. A palestra está marcada para as 9h15 no Centro de Eventos do Parque de Exposições Dario Macedo.

A segunda palestra ficará a cargo do médico veterinário Eial Izak, da Faculdade de Ciências Veterinárias de Buenos Aires. Especialista em qualidade de leite ele abordará o tema Estratégias para diminuição da contagem de células somáticas em propriedades leiteiras. Por volta das 11h30, o especialista em bovinocultura leiteira, Altair Antônio Valloto, falará sobre o uso dos indicadores de produção na gestão de propriedades leiteiras. Veterinário, Valloto é superintendente técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Marco Aurélio Bomm, coordenador da Agroleite, lembra que a para os visitantes da feira– 50 mil pessoas devem circular até o final de semana – a programação é composta pela exposição de aproximadamente 750 animais, julgamento das raças holandesa, jersey, pardo-suíço e simental (90% dos animais expostos serão julgados), torneio leiteiro, clube de bezerras, feira de sabores, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, entre outros. Ontem o movimento não foi grande em função da chuva. “A chuva espantou o público”, conta.

Quem passar pelo parque nesta quinta-feira acompanhará o julgamento da melhor vaca jersey. O julgamento será feito pelo canadense Brian Carscadden. Ele julgará também a raça holandesa jovem amanhã e adulta no sábado. Naquela data será conhecida a vaca do futuro e a campeã suprema deste ano. As atividades na pista começam às 9 horas.

Amanhã o destaque ficará por conta da vaca campeã do torneio leiteiro. A competição tem por objetivo descobrir qual a vaca que produz maior quantidade de leite. São realizadas três coletas por dia, sendo uma ordenha a cada oito horas. O torneio se iniciou às 10 horas de segunda-feira. São 10 competidoras e para descobrir a campeã após as 11 ordenhas os dois melhores resultados são descartados e uma somatória dos valores é realizada. O dono da vaca vencedora ganhará uma pick-up Chevrolet Montana (zero quilômetro).

Chuva

A chuva de ontem não impediu que cerca de 500 suinocultores participassem do Dia do Suinocultor. Eles assistiram às palestras de Glauber Machado (doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e Luciano Roppa (grupo Provimi). “As palestras foram muito boas. Os suinocultores compareceram. A chuva espantou apenas os visitantes do parque”, comenta Marco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.