CI

Simpósio promovido pelo Mapa debaterá dioxinas em alimentos para animais

Evento será realizado no Laboratório Nacional Agropecuário, no município de Pedro Leopoldo


Evento será realizado no Laboratório Nacional Agropecuário, no município de Pedro Leopoldo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, segunda (19) e terça-feira (20) da próxima semana, o 1º Simpósio Brasileiro de Dioxinas em Alimentos para Animais. O evento será realizado no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Minas Gerais, em Pedro Leopoldo. O Lanagro é o único laboratório oficial do país especializado em analisar dioxinas em alimentos para fins de controle oficial.

Um dos maiores cientistas do mundo em análise de dioxina em alimentos e alimentação animal, Hoogen Boom, do Instituto Rikilt, da Holanda, participará do encontro, entre outros especialistas.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento e Inovação Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Ângelo de Queiroz Maurício, as dioxinas são substâncias altamente tóxicas e persistentes, com sérios efeitos na saúde humana, dos animais e no meio ambiente. As dioxinas são formadas como subprodutos não intencionais, de processos industriais envolvendo o cloro ou materiais que o contenha.  Elas podem, acidentalmente, estar presentes em alimentos de origem animal, por meio da contaminação da ração destinada.

Além da apresentação de trabalhos técnicos, avaliação dos controles sanitários, o simpósio terá discussões sobre normas legais. Os debates envolverão os setores público, privado, representantes da academia e os serviços oficiais de inspeção e fiscalização do Mapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.