Sinop (MT) atingiu 98% da meta de vacinação contra aftosa
Sinop (MT) imunizou cerca de 59 mil animais contra febre aftosa no mês de novembro
Sinop (MT) imunizou cerca de 59 mil animais contra febre aftosa no mês de novembro, durante a terceira etapa da campanha de vacinação, realizada em todo o Estado. O número corresponde a 98% da meta estipulada pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).
A partir de agora, o instituto vai vistoriar as propriedades que ainda não declararam a vacinação de seus rebanhos. Caso não tenham feito a imunização, serão multadas e obrigadas a realizar a vacina com a presença de fiscais. A multa é de R$ 58 por animal. Os rebanhos também ficarão impedidos de serem transporte até a realização da vacina.
De acordo com o Indea, com este trabalho, nos próximos dias, o município deve atingir 100% da meta. Nas campanhas passadas, Sinop também atingiu altos índices de vacinação. Em fevereiro, etapa destinada para animais com até 12 meses, 99.36% da meta foi atingida.
A vacinação contra aftosa também foi realizada em outros municípios do Nortão, que, juntos possuem mais de 4 milhões de cabeças de bovinos. O maior rebanho da região está em Juara, com 742 mil animais. Este também é um dos maiores do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Alta Floresta, que tem a pecuária com uma das principais atividades econômicas, também concentra um grande rebanho. Cerca de 670 mil foram imunizados.