CI

Sistema Brasileiro de Solos vai chegar aos celulares

Disponibilização se dá no marco de 20 anos do Sistema


Há 20 anos, a Embrapa Solos, através de seus pesquisadores, entregou à comunidade científica o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. O material está disponível como livro-texto em todos os cursos de agronomia em todo o país e a partir de 2018 estará através do aplicativo Smartsolo disponibilizado em celulares e tablets.

“Sabendo a classificação do solo de determinada área, conhecemos várias informações a respeito dele”, revela o pesquisador da Embrapa Solos Mauricio Rizzato Coelho. “Existe uma relação direta com o crescimento da planta; sobre onde devemos ou não, por exemplo, construir uma estrada ou um aterro sanitário”, completa o cientista. Metáforas automobilísticas também ajudam a entender a importância do SiBCS, que está em constante atualização. “Quando alguém diz ‘comprei um Fusca’, associamos a várias características, é aquele carro redondo, econômico, sem porta-mala..., diz, bem-humorado, José Coelho, cientista da UEP Recife/Embrapa Solos. “O mesmo acontece com o solo, quando sabemos seu tipo em determinada área o associamos a um pacote de informações sobre a sua química, física e mineralogia. Isso é fundamental para o correto uso, manejo e a conservação dos solos dessa área”.

A primeira publicação de classificação de solos foi feita nos Estados Unidos em 1938. No Brasil, o livro foi publicado com 353 páginas e teve mais de 13 mil cópias vendidas entre 2002 e 2014. “As primeiras classificações de solo eram conhecidas como aproximações e foram feitas em 1978, 81, 88”, recorda Paulo Klinger Jacomine, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.